GUERRA
Discurso de secretário-geral da ONU irrita Israel, que pede demissão de Guterres
António Guterres disse estar preocupado com as claras violações do direito humanitário internacional na Faixa de Gaza
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 24/10/2023 13:28 | Atualizado em: 24/10/2023 14:05
Guterres também condenou as ações sem precedentes no ataque do Hamas no dia 7 de outubro (Foto: Maxim Shemetov / AFP) |
Em seu discurso nesta terça-feira (24), na abertura do Conselho de Segurança, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse estar preocupado com as claras violações do direito humanitário internacional na Faixa de Gaza. “É importante ter princípios claros, começando pelo princípio fundamental de respeitar e proteger os civis", afirmou. Guterres também condenou as ações sem precedentes no ataque do Hamas no dia 7 de outubro e ressaltou ainda que nada justificasse as mortes e os feridos.
No entanto, o líder da ONU acrescentou que ocorre há anos a ocupação de Israel em Gaza. "É importante reconhecer que os atos do Hamas não aconteceram por acaso. O povo palestino foi submetido a 56 anos de uma ocupação sufocante. Eles viram suas terras serem brutalmente tomadas e varridas pela violência. A economia sofreu, as pessoas ficaram desabrigadas e suas casas foram demolidas. Mas, o sofrimento do povo palestino não pode justificar os ataques do Hamas. E esses ataques não podem condenar todo o restante do povo palestino", afirmou.
Em contrapartida, logo após as declarações de Guterres, o ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, reagiu ao discurso e cancelou a reunião que teria hoje com o secretário-geral. O embaixador israelita nas Nações Unidas, Gilard Erdan, ainda pediu a demissão do secretário-geral da ONU. “O secretário não está apto para liderar a ONU quando não houve compreensão pela campanha de assassinato em massa de crianças, mulheres e idosos. O discurso chocante, proferido enquanto foguetes são disparados contra todo Israel, provou conclusivamente, sem qualquer dúvida, que o Secretário-Geral está completamente desligado da realidade na nossa região e que ele vê o massacre cometido pelos terroristas nazistas do Hamas de uma forma distorcida e imoral", acusou Erdan, na rede social X.
Cohen e Erdan criticaram duramente a fala de Guterres, referente a "os atos do Hamas não aconteceram por acaso".
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS