GUERRA

União Europeia convoca reunião de emergência sobre o conflito entre Israel e Gaza

Encontro acontecerá parcialmente em Muscat, capital de Omã, na próxima terça-feira (10)

Publicado em: 09/10/2023 12:48

Em relação à retaliação israelita, Peter Stano disse que Israel tem o direito de se defender (Foto: AFP)
Em relação à retaliação israelita, Peter Stano disse que Israel tem o direito de se defender (Foto: AFP)
Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) irão realizar uma reunião de emergência por causa do agravamento do conflito e da escalada de tensão entre Israel e Palestina. 

"À luz do que aconteceu recentemente entre Gaza e Israel, o alto-representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, convocou uma reunião urgente e extraordinária dos ministros. O objetivo é discutir o que aconteceu no último fim de semana, perceber as implicações e consequências da gravidade das tensões, verificar toda a situação e o que é que os membros da UE podem fazer daqui em diante", anunciou Peter Stano, porta-voz da Comissão Europeia.

O encontro será na terça-feira (10) e Stano acrescentou que a reunião vai ser parcialmente em Muscat, capital de Omã, onde Borrell se encontra no momento  participando do Conselho de Cooperação UE-Golfo.

Em relação à retaliação israelita, que provocou um elevado número de vítimas civis, Stano disse que Israel tem o direito de se defender ao abrigo do direito internacional e que o Hamas também está prejudicando a população palestina. "Isto só vai levar ao agravamento das tensões e se as duas partes não voltarem à mesa de negociações e ao diálogo, o ciclo de violência vai se perpetuar", apontou.

Já sobre as alegações de que o Irã pode ter financiado o ataque do Hamas, Peter Stano comentou que não compete à UE apontar o dedo e instou para a necessidade de assegurar que o ataque do Hamas seja parado.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.