Mundo

União Europeia estuda pausa humanitária em Gaza

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) se reúnem nesta segunda-feira (23), em Luxemburgo, para debater sobre o conflito no Oriente Médio

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) se reúnem nesta segunda-feira (23), em Luxemburgo, para debater sobre o conflito no Oriente Médio, propor uma "pausa humanitária" na Faixa de Gaza, além da libertação dos reféns e aumentar e acelerar a chegada de ajuda humanitária ao enclave palestino. Mas, no cenário político europeu ainda não existe um consenso sobre essas pautas.

Mas, o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, assegurou que os ministros iriam discutir os apelos do secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, por um ‘cessar-fogo humanitário’. “Acredito que uma pausa humanitária seja necessária para permitir a entrada e distribuição de apoio humanitário, uma vez que metade da população de Gaza tem sido obrigada a sair de suas casas. Isso faz parte de qualquer passo em direção à desescalada” apontou. 

Borrell também pediu que entregas mais rápidas de ajuda fossem feitas em Gaza  e reiterou que o bloco debate a possibilidade da “pausa humanitária” no conflito entre o Hamas e Israel. “O conflito está provocando vítimas inocentes, quer do lado israelita, quer do lado palestino. E os poucos caminhões de ajuda humanitária que  foram permitidos em Gaza não são suficientes, e é especialmente necessário a entrada de combustível para geração de energia e água potável”,  disse Borrell, que acrescentou ainda que Vladimir Putin está tirando partido do atual contexto da guerra no Oriente Médio. 

Além disso, vários líderes de países ocidentais já lançaram um apelo conjunto para a proteção dos civis em Gaza.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco