GUERRA

França bloqueia bens do líder do Hamas em Gaza

Ministério das Finanças francês ainda não informou o valor relativo a estes ativos bloqueados

Publicado em: 05/12/2023 16:17

Yahya Sinwar é considerado o arquiteto do ataque de 7 de outubro contra Israel (Foto: MAHMUD HAMS / AFP
)
Yahya Sinwar é considerado o arquiteto do ataque de 7 de outubro contra Israel (Foto: MAHMUD HAMS / AFP )
De acordo com o decreto publicado nesta terça-feira (5) no Diário oficial francês, a  França bloqueou por seis meses os bens do líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, de 61 anos, considerado o arquiteto do ataque de 7 de outubro contra Israel, "Os fundos e os recursos econômicos que pertencem ou são controlados por Yahya Sinwar estão sujeitos a uma medida de bloqueio de bens", diz o decreto.
 
No entanto, o Ministério das Finanças francês ainda não informou o valor relativo a estes ativos bloqueados.
 
Em novembro, o secretário de Estado francês para a Europa, Laurence Boone, já havia apelado por sanções europeias contra altos representantes do Hamas, principalmente financeiras, que poderiam assumir a forma de um bloqueio de ativos. Num decreto similar de 13 de novembro, Paris anunciou que iria bloquear durante seis meses os bens de Mohammed Deif, que lidera o braço militar do Hamas e está na lista dos "terroristas internacionais" mais procurados desde 2015 dos Estados Unidos.
 
O Reino Unido também impôs sanções, como bloqueio de bens, embargos de armas e proibições de viagens, contra seis integrantes do grupo, sendo quatro líderes do Hamas e dois indivíduos acusados de financiar a organização, incluindo Mohammed Deif e Yahya Sinwar.

Tags: guerra | gaza | hamas | frança |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.