Mundo

Terremoto de magnitude 5,7 atinge centro do México

Epicentro do sismo foi localizado na comunidade de Chiautla de Tapia, no estado de Puebla

Terremoto provocou cenas de pânico na capital do México

Um terremoto de magnitude 5,7 foi sentido nesta quinta-feira (07) na região central do México, sem que haja informação de danos até o momento, segundo as autoridades locais.

 

O epicentro do sismo, registrado às 14h03 (17h03 em Brasília) e que levou ao acionamento do sistema de alertas preventivos, foi localizado na comunidade de Chiautla de Tapia, no estado de Puebla, detalhou o Serviço Sismológico do México.

 

Por ora, "não há informação de danos na Cidade do México", informou o prefeito Martí Batres em seu perfil na rede X.

 

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, entrou imediatamente em contato com autoridades de Defesa Civil para saber sobre danos potenciais.

 

"Ao que parece, o temor não foi tão forte. De qualquer maneira, logo daremos mais informação", afirmou López Obrador em um vídeo divulgado na plataforma X.

 

Sergio Salomón, governador de Puebla, informou que o tremor foi sentido em várias localidades deste estado, mas não há informações sobre possíveis consequências.

 

O Serviço Sismológico do México estimou inicialmente uma magnitude de 5,8, mas depois a revisou para 5,7.

 

 

Susto

 

O sismo provocou cenas de pânico, sobretudo na capital, onde as ruas ficaram cheias de pessoas que saíram assim que escutaram o som do alerta sísmico que adverte até um minuto antes do tremor.

 

"Estávamos no restaurante quando o alerta soou. Saímos todos correndo, deixando a comida no prato", contou à AFP Andrea Muñoz, de 28 anos e que trabalha no setor Condesa-Roma da capital, um dos mais sensíveis aos terremotos devido à presença de água no subsolo.

 

Muitas avenidas, como o turístico Passeio da Reforma, onde estão os edifícios mais altos da capital, ficaram lotadas de gente, muitas delas com celulares nas mãos tentando contato com amigos e familiares.

 

"Com muito susto porque se move muito o edifício (...) Ninguém se feriu, o importante é que todo mundo está bem", disse à AFP Ramón Hernández, que trabalha em um estacionamento.

 

O terremoto aconteceu justo no momento em que a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, transitava pelas ruas da capital, segundo a imprensa mexicana.

 

O México está localizado entre cinco placas tectônicas cujos movimentos fazem do país um dos que mais registra atividade sísmica no mundo, particularmente na costa do Pacífico, desde a fronteira com a Guatemala até o estado de Jalisco (oeste).

 

Em 19 de setembro de 1985, um terremoto de magnitude 8,1 com epicentro na costa do Pacífico, sacudiu grande parte do centro e do sul do país deixando mais de 10.000 mortos e diversas regiões da Cidade do México devastadas.

 

Também em 19 de setembro, desta vez em 2017, um terremoto de magnitude 7,1 deixou 369 mortos, a maioria na Cidade do México.

 

Nesse mesmo dia de 2022, o centro do país foi abalado por outro sismo, poucas horas depois de milhões de mexicanos terem participado de uma simulação da Defesa Civil. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco