Mundo

EUA apela a ONU contra ataques no mar Vermelho

O representante norte-americano nas Nações Unidas, Christopher Lu, afirmou que os Houthis já fizeram 25 ataques desde o dia 19 de novembro


Os Estados Unidos apelaram ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para tomar medidas urgentes contra os rebeldes Huthis, do Iêmen, após os diversos ataques a navios relacionados com Israel no mar Vermelho.
 
O representante norte-americano nas Nações Unidas, Christopher Lu, afirmou na reunião de emergência do Conselho, que os Houthis já fizeram 25 ataques desde o dia 19 de novembro.
 
Segundo Lu, apesar do grupo rebelde iemenita ter perdido 10 combatentes num confronto com as forças norte-americanas, depois de falharem numa tentativa de embarcar em um navio de carga no domingo, os Houthis disseram ontem (3) que tinham como alvo outro navio de contentores.
 
O secretário-geral da Organização Marítima Internacional, Arsenio Dominguez, declarou ao Conselho que aproximadamente 18 companhias de navegação desviaram os navios para a África do Sul, para evitarem o risco de serem atingidos.
 
Os Houthis, envolvidos numa guerra civil com o governo internacionalmente reconhecido do Iêmen desde 2014, anunciaram que lançam os ataques a navios no mar Vermelho para pôr fim à ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco