ATENTADO

Explosões matam dezenas durante homenagem a general do Irã

Centenas de iranianos participavam de uma cerimônia em homenagem ao general Qassem Soleimani, morto em Bagdá em 2020

Publicado em: 03/01/2024 11:57

Até o momento nenhum grupo reivindicou o atentado e as causas das explosões  (Foto: Iran Press/AFP)
Até o momento nenhum grupo reivindicou o atentado e as causas das explosões (Foto: Iran Press/AFP)
Nesta quarta-feira (3), duas explosões mataram pelo menos 103 pessoas e 141 ficaram feridas em um cemitério na cidade de Kerman. Centenas de iranianos participavam de uma cerimônia em homenagem ao general Qassem Soleimani, morto em Bagdá em 2020.
 
Até o momento nenhum grupo reivindicou o atentado e as causas das explosões que aconteceram perto do túmulo de Soleimani são desconhecidas. As autoridades iranianas anunciaram que o caso está sendo tratado como "ataques terroristas".

Soleimani, de 62 anos, era o homem-chave do regime iraniano e foi uma das personalidades mais populares e poderosas do país, tendo liderado as operações militares iranianas no Oriente Médio como comandante da Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária do Irã.  

Ele foi morto num ataque provocado por um drone norte-americano quando sua comitiva deixava o aeroporto de Bagdá, junto a integrantes de uma milícia iraquiana aliada do Irã, em um bombardeio ordenado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O ataque ao general ocorreu dias após manifestantes terem invadido a embaixada dos EUA em Bagdá, que entraram em confronto com as forças americanas no local. Segundo o Pentágono, Soleimani teria aprovado os ataques à embaixada.

Tags: atentado | ataque | irã |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.