GUERRA

Netanyahu rejeita contraproposta do Hamas para cessar-fogo

O primeiro-ministro israelense também afirmou que Israel está a caminho de uma vitória decisiva, algo que diz que deve acontecer dentro de alguns meses

Publicado em: 07/02/2024 19:00

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Foto: ABIR SULTAN/ POOL/AFP)
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Foto: ABIR SULTAN/ POOL/AFP)
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou a última contraproposta do Hamas para um cessar-fogo em três fases e garantiu ainda mais uma vez o regresso dos reféns ainda detidos em Gaza. “Não há acordo de paz sem vencer o Hamas e Israel não se comprometeu com nada no que diz respeito às exigências apresentadas pelo grupo em sua contraproposta de cessar-fogo”, disse.
 
Netanyahu também afirmou que Israel está a caminho de uma vitória decisiva, algo que, diz, que deve acontecer dentro de alguns meses.  "O dia seguinte é o dia seguinte ao Hamas. Não há alternativa ao colapso militar do Hamas, que tem de ser completado e que está ao alcance das tropas de Israel, que podem atuar em Gaza a qualquer momento. Nenhuma parte da Faixa de Gaza está imune aos ataques. As conquistas das forças armadas do país são sem precedentes e as tropas israelitas feriram e mataram mais de 20 mil terroristas em quatro meses”, assegurou.
 
No entanto, o primeiro-ministro de Israel admitiu a necessidade de haver negociações mediadas, mas que estas não existem por culpa do Hamas. Netanyahu revelou também que disse ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que Tel Aviv garantirá que a Faixa de Gaza será desmilitarizada para sempre após o Hamas ser todo eliminado e que as Forças de Defesa de Israel agirão “onde e a qualquer hora que for necessário” para consegui-lo.
 
Netanyahu indicou ainda se imperativo encontrar uma solução para a fronteira norte de Israel, onde houve trocas de tiros com o Hezbollah, o que forçou milhares de israelitas a deixarem as suas casas. “Israel não pode tolerar ter perto de 100 mil deslocados no seu próprio país”, apontou.
 
Nova rondada de negociações 
 
O Egito e o Catar anunciaram que uma nova rondada de negociações começará na quinta-feira (8) no Cairo, para alcançar “a paz na Faixa de Gaza” e uma troca de prisioneiros palestinos e reféns israelitas. As autoridades egípcias disseram que instam as duas partes a mostrarem a flexibilidade necessária para se obter um cessar-fogo em Gaza, acrescentando que o Egito está realizando esforços intensos e persistentes para chegar a um acordo de trégua entre Israel e o Hamas.
Tags: cessar-fogo | hamas | guerra | gaza | israel |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.