GUERRA

Houthis atacam sul de Israel e navio no golfo de Aden

Desde novembro, os Houthis realizam dezenas de ataques com drones e mísseis contra navios no mar Vermelho e no golfo de Aden

Publicado em: 26/06/2024 14:50

Grupo dos Houthis, do Iêmen, lançou um ataque à cidade portuária de Eilat, no sul de Israel (Foto: AFP)
Grupo dos Houthis, do Iêmen, lançou um ataque à cidade portuária de Eilat, no sul de Israel (Foto: AFP)
O exército britânico declarou hoje que o grupo dos Houthis, do Iêmen, lançou um ataque à cidade portuária de Eilat, no sul de Israel, e ainda a um navio no golfo de Aden, próximo ao Mar Vermelho.
 
O exército de Israel também confirmou que um drone caiu na costa de Eilat, onde foram ativadas as sirenes de ataque aéreo. “O drone foi acompanhado por soldados israelenses durante todo o incidente e não cruzou o território de Israel. Durante o incidente, um interceptor foi lançado em direção ao drone”, informou as Forças de Defesa de Israel.
 
A agência de segurança marítima UKMTO, sob o comando do Reino Unido, relatou  que o capitão de um navio mercante disse que um míssil atingiu a água nas proximidades do navio junto à costa de Aden, no sudoeste do Iêmen.“A tripulação está segura e o navio segue para o próximo porto de escala”, diz um comunicado do UKMTO, sem mencionar se a embarcação foi ou não danificada.
 
Desde novembro que os Houthis realizam dezenas de ataques com drones e mísseis contra navios no mar Vermelho e no golfo de Aden, dificultando o comércio marítimo global nesta área estratégica.
 
Aliados do Irã, os rebeldes iemenitas alegam agir em solidariedade aos palestinos em razão da ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.
 
Os Houthis reivindicaram ainda o ataque ao navio MSC Sarah V, com bandeira israelense, no Mar Arábico. Para a realização do ataque, de acordo com os Houthis, foi usado um dos novos mísseis balísticos desenvolvidos pelo grupo rebelde.
 
As ofensivas desta quarta-feira acontecem logo apos à partida do porta-aviões dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, que foi destacado para liderar a resposta norte-americana aos ataques dos rebeldes iemenitas.
Tags: ataque | guerra | israel | houthis |