PARLAMENTO EUROPEU

Metsola é reeleita presidente do Parlamento Europeu com votação recorde

Metsola concorria à disputa contra a ex-ministra da Igualdade da Espanha, Irene Montero

Publicado em: 16/07/2024 12:43

A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, segura um buquê de flores enquanto o parlamento a aplaude após ser eleita a nova Presidente da União Europeia (Crédito: FREDERICK FLORIN / AFP)
A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, segura um buquê de flores enquanto o parlamento a aplaude após ser eleita a nova Presidente da União Europeia (Crédito: FREDERICK FLORIN / AFP)

Nesta terça-feira, a maltesa Roberta Metsola foi reeleita presidente do Parlamento Europeu, no novo mandato deste órgão, assumindo o cargo que vai até ao início de 2027. Metsola venceu com uma maioria de 562 votos e por aclamação, sendo 76 votos brancos e nulos, num total de 720 eurodeputados.
 
Metsola concorria à disputa contra a ex-ministra da Igualdade da Espanha, Irene Montero, proposta pela Esquerda Europeia, que conquistou apenas 61 votos.
 
"É com humildade e honra que aceito este cargo. Muito obrigada pela eleição. Vou trabalhar diariamente para conseguir estar à altura das expectativas deste Parlamento e em geral. Pretende que este seja um parlamento para todos na Europa. Vamos cumprir as promessas dos nossos pais e antecessores. Espero que as pessoas continuem a acreditar e a ter entusiasmo nos projetos europeus e que acreditem que o nosso espaço comum pode ser mais justo, mais equilibrado. Juntos somos mais fortes e melhores. Acredito numa Europa para todos", declarou Metsola.

Em seu discurso, a presidente reeleita também defendeu uma União Europeia que não tenha medo de enfrentar os autocratas. "Para renovar o nosso compromisso com a Europa, temos de não ter medo de enfrentar os autocratas. Não ter medo de viver de acordo a nossa promessa. Não ter medo de defender a Europa. Sem medo de continuar a construir uma União que funcione para todos nós", afirmou.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, felicitou a reeleição de Metsola como totalmente merecida. "A sua liderança e paixão pela Europa são mais necessárias do que nunca", disse Ursula von der Leyen.

A eleição para líder da Comissão Europeia esta previsto de acontecer na próxima quinta-feira, e von der Leyen tenta a reeleição para a nova legislatura.
Já o ex-primeiro-ministro português, António Costa, foi eleito pelos chefes de Estado e de Governo da UE presidente do Conselho Europeu para um mandato de dois anos e meio, que começa a 1 de dezembro de 2024. 

Atualmente, o Parlamento Europeu é composto pelo Partido Popular Europeu, que dispõe de mais cadeiras (188), seguido pelos Socialistas (136) e pela nova ala da extrema-direita Patriotas pela Europa (84). Segundo a mais recente distribuição da assembleia européia após as eleições, os Conservadores e Reformistas ocupam 78 assentos, os Liberais um total de 77, sendo seguidos pelos Verdes (53) e pela Esquerda (46).