Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Mundo

Furacão Helene ganha força e atingirá a Flórida com potencial catastrófico

As tempestades trazem alto risco de vida na costa oeste da Península da Flórida

É previsto que o furacão cause tempestades catastróficas ao longo da costa de Big Bend

O furacão Helene se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos, e o estado norte-americano já declarou estado de emergência em 61 dos 67 municípios. Segundo a meteorologia é esperado que a tormenta provoque inundações, cortes de energia e rajadas de vento que podem chegar a mais de 200 quilômetros por hora.

 

É previsto que o furacão cause tempestades catastróficas ao longo da costa de Big Bend, onde as inundações podem atingir até 6 metros acima do nível do solo. As tempestades trazem alto risco de vida na costa oeste da Península da Flórida.

 

O Centro Nacional de Furacões classificou a tempestade como catastrófica e mortal, que ganha extrema força enquanto se desloca pelas águas quentes do golfo do México, com recordes de temperatura elevada, e com ventos de aproximadamente 160 km/h.

 

O Helene ainda é considerado de categoria 1, segundo a atualização do Centro Nacional de Furacões. Mas nas próximas 24 horas é estimado que atinja a costa da Flórida como um grande furacão de categoria 3 ou superior.

 

“A velocidade do avanço rápido de Helene vai permitir que ventos fortes e prejudiciais, especialmente em intensas rajadas, penetrem bem no interior do sudeste dos Estados Unidos”, comunicou o Centro de Furacões norte-americano.

 

As companhias aéreas dos Estados Unidos já se anteciparam e cancelaram cerca de 800 voos na região devido ao Helene.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco