GUERRA

Novo ataque israelense ao Líbano provoca oito mortos e quase 60 feridos

Hezbollah também já reivindicou hoje o lançamento de aproximadamente 140 foguetes contra seis bases do exército israelense no norte de Israel

Publicado em: 20/09/2024 14:24

Fumaça espessa sobe acima dos subúrbios ao sul de Beirute após um ataque israelense em 20 de setembro de 2024
 (Crédito: AFP)
Fumaça espessa sobe acima dos subúrbios ao sul de Beirute após um ataque israelense em 20 de setembro de 2024 (Crédito: AFP)

Nesta sexta-feira (20), o Ministério da Saúde do Líbano anunciou que um ataque israelense hoje a uma alegada posição do Hezbollah nos arredores ao sul da capital, conhecidos como Dahye, um importante reduto do grupo, deixou pelo menos oito mortos e 59 feridos.

 

Segundo fontes do grupo xiita libanês e pró-iraniano, o comandante de uma unidade de elite do Hezbollah foi morto no ‘ataque seletivo’ das forças israelenses nestas zonas dos subúrbios de Beirute.

 

“O ataque israelense teve como alvo o chefe da força Al-Radwan, Ibrahim Aqil, que foi morto”, disse uma fonte sob anonimato à agência francesa AFP.

 

As equipes da Defesa Civil libanesa ainda procuram por sobreviventes nos escombros de dois prédios atingidos pela ofensiva de Israel, na área dos bombardeios. “Após o desmoronamento de dois edifícios residenciais na zona de Jamous, nos subúrbios do sul de Beirute, em consequência do ataque israelense, equipes especializadas de busca e salvamento da Direção-Geral da Defesa Civil se dirigiram ao local a partir de vários centros”, disse a organização na rede social X.

 

De acordo com o canal estação de televisão local Al Manar. “Os caças israelenses lançaram mais de 50 bombardeios em várias zonas do sul e sudeste do Líbano, num momento em que as tensões escalam no país”, relatou a emissora que atua como porta-voz da milícia armada.

 

Mas, o Hezbollah também já reivindicou hoje o lançamento de aproximadamente 140 foguetes contra seis bases do exército israelita no norte de Israel, em retaliação pelos ataques israelenses no sul do Líbano.

 

Por outro lado, os militares israelenses admitiram ter efetivado o ‘ataque seletivo’ na capital libanesa. “As Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram um ataque seletivo em Beirute. Neste momento, não há alterações nas diretrizes defensivas do Comando da Frente Interna”, diz o comunicado. A Rádio do Exército de Israel confirmou que o alvo era mesmo o comandante de operações do Hezbollah, Ibrahim Aqil.

 

Netanyahu adia viagem aos EUA 

 

O primeiro-ministro israelense, Benjamim Netanyahu, decidiu adiar em um dia a sua viagem a Nova Iorque, inicialmente prevista para a próxima quarta-feira, devido à situação de insegurança no norte de Israel, que enfrenta ataques consecutivos do Hezbollah.

Netanyahu estará nos Estados Unidos entre 25 e 28 de setembro e, discursará nas Nações Unidas.