Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Mundo

Após fala de Biden a ataques a petrolífera do Irã sobe o preço do barril

O preço do barril de petróleo sobe após a declaração do presidente dos Estados Unidos


 

O preço do barril de petróleo sobe após a declaração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de ter tido conversações com Israel sobre eventuais ataques a instalações petrolíferas do Irã. "Estamos a discutir isso. Em primeiro lugar, nós não permitimos o que quer que seja a Israel. Nós aconselhamos Israel. E nada vai acontecer hoje", afirmou o líder norte-americano na quinta-feira (3).

 

O petróleo WTI (West Texas Intermediate) já aumentou hoje 4,34% para 73,12 dólares e o Brent (de referência na Europa) subiu 3,94% para 76,81 dólares.

 

Desde a última terça-feira, os preços do petróleo começaram a subir quando o Irã lançou um ataque com quase 200 mísseis contra o território de Israel, que já havia garantido que responderia pela morte do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã,  além do chefe do grupo xiita libanês Hezbollah, Hasan Nasrallah, e de um general iraniano . 

 

O governo israelense, por sua vez, também ameaçou retaliar por essa ofensiva.

Mas, Biden disse que ainda é possível evitar um alastramento da guerra no Oriente Médio. "Não creio que haja uma guerra total. Penso que podemos evitá-la. Mas ainda há muito a fazer", indicou. 

 

 

 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco