Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Mundo

Conferência em apoio ao Líbano arrecada US$ 1 bilhão

O conflito entre o grupo xiita libanês Hezbollah e Israel já deslocou perto de 1,2 milhões de pessoas e matou mais de 2.500

O primeiro-ministro do Líbano fala ao lado do ministro das Relações Exteriores da França após conferência de ajuda internacional em apoio ao Líbano

Na conferência internacional em apoio ao Líbano, convocada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, foi anunciado pelo ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, que as mais de 70 nações que participaram do evento arrecadaram cerca de 1 bilhão de dólares. 
 
“Angariamos coletivamente 800 milhões de dólares em ajuda humanitária e 200 milhões de dólares para as forças de segurança, ou seja, cerca de 1 bilhão de dólares”, discursou Barrot no encerramento da conferência em Paris.
 
O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib .Mikati, declarou no evento que o seu país precisa de apoio internacional para reforçar o exército e reconstruir a infraestrutura destruída. Mikati disse ainda que o governo libanês decidiu recrutar mais tropas e poderá destacar 8 mil soldados como parte de um plano para implementar um cessar-fogo e de uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, que exige que o exército seja destacado para o sul do Líbano.
 
Já o secretário de Estado Antony Blinken que se encontra no Oriente Médio, adiantou que os EUA não querem que a ofensiva de Israel contra o Hezbollah se torne numa campanha prolongada no Líbano. "Israel deve tomar as medidas necessárias para evitar vítimas civis e não pôr em perigo as forças de manutenção da paz da ONU ou as forças armadas libanesas", afirmou.
 
O conflito entre o grupo xiita libanês Hezbollah e Israel já deslocou perto de 1,2 milhões de pessoas e matou mais de 2.500.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco