ESTADOS UNIDOS

Morre a viúva do senador Robert F. Kennedy

Ethel Kennedy morreu aos 96 anos

Publicado em: 10/10/2024 20:30

Na semana passada, Ethel sofreu um AVC e foi levada para o hospital (foto: AFP)
Na semana passada, Ethel sofreu um AVC e foi levada para o hospital (foto: AFP)

Nesta quinta-feira (10), morreu Ethel Kennedy, viúva de Robert F. Kennedy, aos 96 anos, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), comunicou seu neto Joe Kennedy III, na rede social X. "É com nossos corações cheios de amor que anunciamos a morte da nossa incrível avó, Ethel Kennedy. Ela morreu esta manhã devido a complicações relacionadas com um derrame sofrido na semana passada", escreveu.

 

Ethel sofreu o AVC na quinta-feira da semana passada, enquanto dormia, tendo sido levada para o hospital. 

 

Robert Francis Kennedy, conhecido como Bobby, foi procurador-geral dos EUA de 1961 até 1964, sendo um dos primeiros a combater a Máfia. Foi também Senador pelo estado de Nova Iorque de 1965 até seu assassinato em junho de 1968.

 

A viúva de Bobby Kennedy se encontrava ao lado do marido quando este foi assassinado em um hotel de Los Angeles, no dia 5 de junho de 1968, logo após vencer as primárias presidenciais do Partido Democrata na Califórnia. O seu cunhado, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, havia sido assassinado em Dallas menos de cinco anos antes.

 

Ethel fundou posteriormente o Robert F. Kennedy Center for Justice and Human Rights, que se dedica à promoção dos direitos humanos e concede prêmios anuais a jornalistas, autores e outros que fazem contribuições significativas aos direitos humanos.

 

A cunhada do antigo presidente norte-americano permaneceu socialmente ativa até aos 90 anos, tendo feito uma greve de fome em 2018 contra as políticas de imigração de Donald Trump.