GUERRA

Negociação de cessar-fogo em Gaza será retomada em Doha

Desde uma breve trégua há quase 11 meses, as sucessivas rodadas de negociações sobre Gaza não tiveram quaisquer resultados

Publicado em: 24/10/2024 16:18

Manifestantes marcham com retratos de reféns israelenses durante manifestação das famílias dos reféns capturados na Faixa de Gaza (Foto: Ahmad GHARABLI / AFP)
Manifestantes marcham com retratos de reféns israelenses durante manifestação das famílias dos reféns capturados na Faixa de Gaza (Foto: Ahmad GHARABLI / AFP)
O governo de Tel Aviv anunciou que enviará no fim de semana o chefe dos serviços secretos israelenses (Mossad), David Barnea, ao Catar para retomar as negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza e a libertação de reféns.
 
"O chefe da Mossad deverá se deslocar a Doha este fim de semana. Uma equipe de negociadores norte-americanos irá ao Catar juntamente com uma delegação de negociadores israelenses e discutirão a forma de fazer avançar estas negociações", disse um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro de Israel.
 
Além de Barnea, as conversações devem incluir a participação do novo chefe dos serviços secretos do Egito, Hassan Mahmoud Rashad, o diretor da CIA, William Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Mohammed ben Abdelrahmane Al-Thani, interlocutor do Hamas, uma vez que o grupo não vai estar diretamente envolvido nas discussões.
 
"Houve trocas de impressões com representantes do gabinete político do Hamas em Doha. Ainda não é claro como vamos proceder no futuro”, acrescentou o porta-voz apos uma reunião do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, com o premiê israelense.
 
Blinken também declarou que esperava que os negociadores se reunissem nos próximos dias para tentar alcançar uma trégua em Gaza, apelando mais uma vez a Israel e ao Hamas para que cheguem a um acordo.
 
Desde uma breve trégua, há quase 11 meses, durante a qual foram libertadas dezenas de reféns detidos em Gaza, as sucessivas rodadas de negociações sobre Gaza não tiveram quaisquer resultados. As conversações sobre um cessar-fogo estão suspensas há quase três meses. As últimas reuniões ocorreram em agosto, no Cairo e em Doha, com base num plano apresentado no final de maio pelo presidente norte-americano, Joe Biden.
 
Depois de meses defendendo este plano, Blinken afirmou hoje que agora Washington  estuda novas possibilidades para acabar com a guerra. "Estamos a considerar diferentes opções. Ainda não determinamos se o Hamas está pronto para se comprometer, mas o próximo passo é reunir os negociadores. Nos próximos dias saberemos certamente mais”, adiantou.
 
Com a morte do líder palestino do Hamas, Yahya Sinwar, e mentor do ataque do grupo no dia 7 de outubro de 2023 contra Israel, reacendeu as expectativas de reiniciar as conversações, já que Sinwar era considerado um obstáculo nas negociações conduzidas com os países mediadores, EUA, Catar e Egito.
 
O chefe da diplomacia dos EUA ainda disse hoje que será destinado uma ajuda suplementar de 135 milhões de dólares aos palestinos em Gaza e da Cisjordânia.
Tags: cessar-fogo | guerra | gaza |