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Países do BRICS unem esforços em sua jornada de desenvolvimento

Até 1º de janeiro deste ano, o BRICS expandiu o número de países membros para 10. Eles representam quase metade da população global e 1/5 do comércio global

Abertura do evento de intercâmbio cultural e cinematográfico do BRICS em Moscou, na Rússia.

 
A 16ª cúpula do BRICS deverá ser realizada no final deste mês em Kazan, na Rússia. Será a primeira cúpula do BRICS expandido. O mecanismo de cooperação do BRICS é uma plataforma importante para a cooperação entre mercados emergentes e países em desenvolvimento. 

Desde sua fundação em 2006, os países têm se fortalecido continuamente a sua coesão, consolidando a base para a cooperação e o seu impacto global.  Até 1º de janeiro deste ano, o BRICS expandiu o número de países membros para 10, os quais respondem por quase metade da população global e 1/5 do comércio global. Sua produção econômica total ultrapassou a do G7 em termos de PPP.

Os países do BRICS e do Sul Global compartilham um vínculo natural de amizade e amplos interesses comuns. A China apoia os países do BRICS na busca pelo desenvolvimento e cooperação com mente aberta e acolhe mais parceiros com ideias semelhantes para se juntarem a esta família.  

Fortalecer a solidariedade e o desenvolvimento é um consenso da família do BRICS. Hoje, o unilateralismo e o protecionismo estão surgindo, e a mentalidade da Guerra Fria e os jogos de soma zero estão aumentando. O hegemonismo e a política de poder estão representando ameaças à paz e à estabilidade mundial. 

Juntos, os países do BRICS convocaram a Reunião Conjunta Extraordinária de Líderes do BRICS e Líderes de Membros Convidados do BRICS sobre a Situação no Oriente Médio com Referência Particular a Gaza, e defenderam conjuntamente os interesses comuns do mundo em desenvolvimento em mecanismos multilaterais, como o G20. 

A família do BRICS está assistindo a trocas comerciais cada vez mais próximas. Em 22 de setembro, uma empresa química sediada na província de Jiangsu, no leste da China, enviou um lote de corante no valor de 1,76 milhão de yuans (US$ 249.250) para o Brasil. Graças ao mecanismo do BRICS, a empresa aprofundou a cooperação com seus parceiros brasileiros. Nos primeiros oito meses deste ano, suas exportações para o Brasil atingiram 60 milhões de yuans. 

De acordo com a alfândega de Nanjing, capital da província de Jiangsu, as exportações de Jiangsu para outros países do BRICS totalizaram 417,23 bilhões de yuans no período de janeiro a agosto deste ano - um aumento de 9,7% em relação ao ano anterior. 

No primeiro trimestre deste ano, o comércio da China com outros nove países do BRICS totalizou 1,49 trilhão de yuans, um aumento de 11,3% em relação ao ano anterior, respondendo por 14,7% do volume total de comércio exterior da China durante o mesmo período.

Desde sua fundação, o banco garantiu investimentos em infraestruturas e desenvolvimento sustentável no valor de cerca de US$ 35 bilhões para os países do BRICS, cujo portfólio abrange energia limpa, eficiência energética, infraestruturas de transporte, água e saneamento, proteção ambiental, infraestruturas digitais e infraestruturas sociais.

Os mercados emergentes e os países em desenvolvimento, representados pelos BRICS, estão trabalhando ativamente para alcançar resultados mutuamente vantajosos e implementar a Iniciativa de Desenvolvimento Global, tornando-se uma força importante de promoção da paz, estabilizando o desenvolvimento e salvaguardando a segurança.

China à frente no Desenvolvimento Global

O desenvolvimento incorpora a aspiração das pessoas por uma vida melhor. É a principal prioridade dos países em desenvolvimento e um tema atemporal para a humanidade.

Em 21 de setembro de 2021, o presidente chinês Xi Jinping propôs a Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI) no debate geral da 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), contribuindo com a sabedoria e a força chinesas para enfrentar as questões de desenvolvimento global. Três anos depois, o mecanismo de cooperação da GDI foi continuamente fortalecido com resultados frutíferos.

A GDI foi proposta pela China, e as oportunidades e resultados que ela oferece são compartilhadas pelo mundo. Nos últimos três anos, a China enriqueceu os canais de financiamento, inovou os modelos de cooperação, fortaleceu a capacitação, expandiu as redes de parceria, coordenou ações com todas as partes e realizou esforços persistentes para gerar um impulso vigoroso para o desenvolvimento sustentável.

O Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Global realizado em junho de 2022 marcou as ações concretas sob a estrutura da GDI. No diálogo, a China anunciou medidas pragmáticas para implementar a iniciativa, incluindo a atualização do Fundo de Assistência à Cooperação Sul-Sul para um Fundo Global de Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul, aumentando a contribuição para o Fundo Fiduciário de Paz e Desenvolvimento da ONU, estabelecendo um Centro Global de Promoção do Desenvolvimento e uma Rede Global de Conhecimento para o Desenvolvimento e emitindo um Relatório Global de Desenvolvimento.

Sob a GDI, o investimento foi adicionado ao Fundo Global de Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. O número total de projetos de desenvolvimento global estabelecidos ultrapassou 1.000. Além disso, a China lançou mais de 140 programas de cooperação trilateral com mais de 20 organizações internacionais em mais de 60 países.

écnicos verificam motores de célula de combustível de hidrogênio em uma oficina da Jinhua HydroT Tech Co., Ltd.

De acordo com um plano sobre o desenvolvimento da energia do hidrogênio para o período de 2021-2035 divulgado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China e outros departamentos, a China se esforça para promover a aplicação de veículos pesados %u200B%u200Bmovidos a células de combustível de hidrogênio e expandir o mercado de veículos de passageiros e cargas movidos a células de combustível de hidrogênio de forma ordenada.

Este ano, muitas regiões na China, incluindo as províncias de Shandong, Sichuan, Jilin e Shaanxi, anunciaram isenções de pedágios de vias expressas para veículos movidos a hidrogênio equipados com dispositivos ETC. Especialistas do setor acreditam que o contexto mais amplo para essas medidas preferenciais reside na necessidade de desenvolver a indústria de energia de hidrogênio e no foco das políticas nacionais em setores relacionados ao hidrogênio.

Além das isenções de pedágio, mais regiões na China introduziram políticas para dar suporte ao uso de veículos movidos a hidrogênio. No final de junho, a província de Guangdong, no sul da China, divulgou um plano de implementação para um projeto de demonstração de energia de hidrogênio ao longo da Guangzhou-Zhanjiang Expressway, propondo relaxar as restrições no horário de entrada e nas rotas para veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio que entregam produtos aquáticos, carne fresca, frutas e vegetais para áreas urbanas. 

Segundo os dados divulgados pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis em 9 de agosto, a produção e as vendas de veículos movidos a célula de combustível tiveram um aumento anual de 28% e 25,5%, respectivamente, nos primeiros sete meses deste ano. Além disso, a China atualmente abriga cerca de 20.000 veículos movidos a célula de combustível, classificados entre os melhores do mundo.

Recentemente, Sichuan colocou em uso seu primeiro lote de caminhões de sprinklers de célula de combustível de hidrogênio em Chengdu, capital da província. De acordo com estatísticas do Departamento Provincial de Transporte de Sichuan, há atualmente mais de 600 veículos movidos a hidrogênio em operação em Sichuan, incluindo ônibus e caminhões de logística. 

Especialistas disseram que os veículos movidos a hidrogênio usam hidrogênio como combustível e, como veículos elétricos puros, são classificados como veículos de nova energia. Em comparação, veículos elétricos puros têm uma vantagem clara nos segmentos de veículos de passeio e veículos comerciais leves, enquanto veículos movidos a hidrogênio, que apresentam reabastecimento rápido, baixa perda de energia em baixas temperaturas e forte saída de potência, estão mirando principalmente no setor de veículos comerciais de grande porte, como ônibus e caminhões pesados %u200B%u200Bde longa distância.

A China está na vanguarda global em termos de número de estações de hidrogênio. Até o final de 2023, mais de 450 estações de reabastecimento de hidrogênio foram construídas em todo o país asiático, ocupando o primeiro lugar no mundo. No entanto, o mercado acredita que ainda há necessidade de aumentar essa quantidade de acordo com a demanda real.

A expectativa da sociedade Chinesa de Engenheiros Automotivos é que o número de veículos de célula de combustível de hidrogênio nas estradas atinja cerca de 1 milhão até 2035.

Alunos do ensino fundamental observam modelos de trens de alta velocidade no museu ferroviário de Qingdao.

Em uma hora, o trem-bala Fuxing viaja 350 quilômetros, tornando-se o serviço ferroviário mais rápido do mundo. Além disso, a China está desenvolvendo um novo modelo de trem de alta velocidade CR450, que poderá operar a velocidades de 400 quilômetros por hora, mostrando forte dinamismo de inovação.

Em um único dia, a rede ferroviária da China transporta mais de 10 milhões de passageiros, tornando-se o sistema ferroviário mais movimentado do mundo. Esses serviços movimentados demonstram a vitalidade da China, com a rede ferroviária alcançando 99% das cidades em todo o país, cada uma com uma população de mais de 200.000, e a rede ferroviária de alta velocidade cobrindo 96% das cidades, cada uma com uma população que ultrapassa 500.000.

Em um ano, a rede ferroviária moderna da China se expande em cerca de 3.600 quilômetros, marcando o crescimento mais significativo do mundo. A China construiu o sistema ferroviário mais moderno e a mais extensa rede ferroviária de alta velocidade do mundo. A quilometragem operacional da rede ferroviária da China deve ultrapassar 160.000 quilômetros, e o comprimento total dos trilhos ferroviários de alta velocidade operacionais da China deve se aproximar de 46.000 quilômetros, o mais extenso do mundo.

As ferrovias de alta velocidade recém-lançadas na China são equipadas com trilhos de alta resistência de última geração para acomodar a velocidade de mais de 350 quilômetros por hora, com cada trilho abrangendo 100 metros.
"Se você quer que os trens sejam rápidos e estáveis, é necessário usar trilhos de alta resistência de 100 metros e reduzir o número de linhas de soldagem nos trilhos", disse Zeng Xianhai, chefe de Comunicação e Sinalização e Fornecimento de Energia da China Railway.

Para estender trilhos de aço de 25 metros para trilhos de alta resistência de 100 metros, empresas, universidades e institutos de pesquisa chineses colaboraram extensivamente, obtendo mais de 100 patentes de tecnologia na China e ao redor do mundo.

A inovação não conhece limites. O protótipo do trem-bala Fuxing CR450 de próxima geração está sendo fabricado nas linhas de produção das bases de Changchun e Qingdao da China Railway Rolling Stock Corporation. 

A tecnologia ferroviária chinesa está avançando rapidamente em nível global, contribuindo com a sabedoria chinesa para a modernização global. Por exemplo, os trens de carga China-Europa chegaram a 223 cidades em 25 países europeus e mais de 100 cidades em 11 países asiáticos. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco