Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Mundo

Tempestade nas Filipinas deixa 65 mortos e milhares de desabrigados

Na província de Batangas, ao sul de Manila, onze filipinos estão desaparecidos

Foto aérea mostra casas submersas em enchentes devido às fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical Trami na cidade de Tuguegarao, província de Cagayan

As autoridades das Filipinas comunicaram que a tempestade tropical Trami que atinge o país já provocou 65 mortes devido aos deslizamentos de terra e as inundações. Além disso, onze filipinos estão desaparecidos na província de Batangas, ao sul de Manila. 
 
Segundo as autoridades, também estão sendo providenciados mais barcos para resgatar milhares de pessoas que ficaram presas nas suas casas, muitas das quais nos telhados, por causa das enchentes.
 
Mais de 2,6 milhões de pessoas foram afetadas até o momento pelas chuvas torrenciais, com quase 320 mil pessoas abrigadas em centros de acolhimento ou na casa de familiares.
 
No entanto, o Serviço de Meteorologia do país ainda prevê a possibilidade da tempestade, que é a décima primeira e uma das mais mortíferas a atingir as Filipinas este ano, possa retornar na próxima semana, uma vez que poderá ser impelida no sentido contrário por ventos de alta pressão.
 
O governo anunciou que inúmeras escolas e escritórios permanecem fechados pelo segundo dia consecutivo. E os serviços de ferryboat entre ilhas estão suspensos, deixando centenas de pessoas sem transporte.
 
Já no Vietnã, os meteorologistas alertaram para a chegada de fortes chuvas na região central. O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, ordenou às províncias costeiras que se mantivessem atentos por causa do rumo da tempestade Trami ao país e se preparassem para contingências.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco