Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Mundo

As recentes nomeações de Trump para o seu governo

O empresário Elon Musk, o homem mais rico do mundo, será nomeado para chefiar um novo departamento de "eficiência governamental"

Donald Trump e Elon Musk

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai nomear o homem mais rico do mundo, o empresário Elon Musk, para chefiar um novo departamento de "eficiência governamental".
 
De acordo com um comunicado divulgado na terça-feira. (12), Trump exaltou o dono da Tesla e da rede social X, que desempenhou um papel inédito na sua campanha, juntamente com o empresário republicano Vivek Ramaswamy. "Juntos, estes dois grandes norte-americanos vão traçar um caminho para a minha administração desmantelar a burocracia governamental, reduzir a regulamentação excessiva, cortar nas despesas desnecessárias e reestruturar as agências federais. Estes dois aliados vão enviar ondas de choque pelo sistema", adiantou.
 
Para a Defesa o escolhido foi r Pete Hegseth, que nos últimos oito anos foi apresentador do canal Fox News, a emissora de televisão preferida dos conservadores nos EUA. Hegseth também foi major do exército norte-americano e veterano condecorado das guerras no Iraque e no Afeganistão. "O Pete passou toda a vida como um guerreiro das tropas e do país. O Pete é duro, inteligente e um verdadeiro crente no América em Primeiro Lugar (um dos slogans da campanha de Trump", diz a nota.
 
A governadora de Dakota do Sul, a aliada Kristi Noem, foi nomeada como secretária para a Segurança Interna, responsável pelas alfândegas e fronteiras. "Kristi tem sido muito dura na segurança fronteiriça. Foi à primeira governadora a enviar soldados da Guarda Nacional para o Texas para ajudar na crise fronteiriça de Biden", afirmouu o republicano.
 
Antes apontada como uma candidata à vice-presidência, Noem foi alvo de críticas apos publicar um livro de memórias em que divulgou ter matado um cachorro a tiro por considerá-lo indomável.
 
Trump também irá indicar o ex-diretor dos serviços de informações, John Ratcliffe, para liderar os serviços secretos norte-americanos (CIA). Ex-congressista republicano do Texas, Ratcliffe liderou as agências de espionagem do governo dos EUA durante a pandemia da covid-19, durante o último ano e meio do primeiro mandato de Trump.
 
Além disso, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee será o novo embaixador norte-americano em Israel. Huckabee é um defensor acirrado de Israel e a declaração da nomeação ocorre num momento em que Trump prometeu alinhar mais estreitamente a política externa de Washington com os interesses do governo israelense.
 
Trump escalou ainda Bill McGinley, Secretário de gabinete na sua primeira administração, como conselheiro na Casa Branca.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco