Após Valência, o fenômeno meteorológico DANA retorna a Espanha mais uma vez nesta quarta-feira (13) nas regiões de Málaga e Catalunha. Todas as localidades desta região mediterrânica estão em estado de alerta devido às chuvas torrenciais.
Já foram registradas inundações ao longo da costa de Marbella, em Málaga e em Tarragona, onde a previsão é de que chova cerca de 180 litros por metro quadrado em menos de 12 horas.
Segundo o Instituto de Meteorologia espanhol o aviso é de perigo extremo a população. As autoridades locais decidiram evacuar centenas de casas, uma vez que o rio Campanilla, no sul dedTarragona pode transbordar e cerca de três mil pessoas que vivem nas margens do rio Guadalhorce, em Málaga, também foram retiradas das suas residências.
O Hospital Clínico de Málaga foi afetado pelo agravamento das condições meteorológicas, tendo acionado o seu plano de emergência, uma vez que várias zonas da unidade de saúde já foram inundadas. O hospital restringiu toda atividade, estando apenas operacional para cuidados urgentes e de emergência.
As aulas nas regiões mais atingidas também estão suspensas assim como a circulação de veículos foi temporariamente interrompida. Mas as autoridades decidiram ainda suspender as aulas nas zonas de maior risco nas províncias de Granada, Valência e Castellón.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco