ISRAEL
Netanyahu demite o ministro da Defesa israelense
O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, é quem assumirá a pasta da Defesa
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 05/11/2024 17:19
Yoav Gallant, ex-ministro da Defesa de Israel (Foto: JACQUELYN MARTIN/AFP) |
O gabinete do primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu comunicou que o ministro da Defesa, Yoav Gallar, foi demitido. O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, é quem assumirá a pasta da Defesa.
"A segurança do estado de Israel foi e continuará a ser sempre a missão da minha vida", escreveu Gallant na rede social X.
Netanyahu explicou a demissão de Gallant, um rival de longa data dentro do Partido Likud, alegando falta de confiança mútua.
“Infelizmente, apesar de nos primeiros meses da guerra ter havido confiança e um trabalho muito frutífero, nos últimos meses essa confiança quebrou entre mim e o ministro da Defesa”, disse Netanyahu, explicando que discordavam na gestão da guerra e que Gallant tomou decisões e fez declarações que contrariaram as decisões do gabinete.
“Fiz muitas tentativas para preencher estas lacunas, mas elas continuaram a aumentar. Também chegaram ao conhecimento do público de uma forma inaceitável e, pior do que isso chegou ao conhecimento do inimigo, e os nossos inimigos gostaram e se beneficiaram muito com isso”, argumentou Netanyahu, destacando que a maioria dos membros do governo concorda com ele.
O ministro sem pasta Gideon Sa'ar será o substituto de Israel Katz como o novo chanceler israelense.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS