PAQUSTÃO
Poluição em cidade do Paquistão ultrapassa recorde histórico do aceitável pela OMS
Aulas serão suspensas durante uma semana para evitar que milhões de crianças sejam expostas à poluição atmosféricaPublicado em: 04/11/2024 18:21 | Atualizado em: 04/11/2024 18:42
A poluição atmosférica atingiu um índice de mais de 40 vezes acima do que é considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (foto: Arif ALI / AFP ) |
As autoridades de Laore, capital e a mais populosa cidade do estado de Panjabe, no Paquistão, anunciaram que fecharão as escolas até o ensino fundamental durante uma semana para evitar que milhões de crianças sejam expostas ao chamado smog, uma névoa de poluição que tem atingido níveis recordes diariamente, com taxas sem precedentes. “A poluição atmosférica em Laore atingiu no sábado (2) um índice recorde histórico, com mais de 40 vezes acima do que é considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirmou Jahangir Anwar, alto responsável pela proteção ambiental no governo local.
O índice de qualidade do ar chegou a um pico de 1.067, antes de recuar para cerca de 300. De acordo com a referência estipulada pela OMS, o ar é considerado ruim a partir de 180 e muito perigoso acima de 300. "Jamais tínhamos alcançado um nível de mil em Laore”, garantiu Anwar.
Já o smog é uma combinação de névoa e emissões poluentes intensificada pelo uso de diesel de baixa qualidade, queimadas agrícolas sazonais e resfriamento no inverno. A exposição prolongada ao smog pode causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão e doenças respiratórias, especialmente em crianças.
Segundo Anwar, durante esta semana o índice de qualidade do ar permaneceu abaixo de 200 na cidade de 14 milhões de habitantes. A concentração de partículas poluentes já estava próxima de 20 vezes o nível aceitável pela OMS. “Mas, no sábado, alcançou 40 vezes esse limite”, explicou.
A ministra de Pnjabe, Marriyum Aurangzeb, declarou que com os ventos vindos da Índia em direção a Laore e os picos de poluição, as escolas de educação infantil e fundamental serão fechadas por uma semana. "Todas as classes que atendem crianças até 10 anos, públicas e privadas, sob a jurisdição da cidade de Laore, devem permanecer fechadas por uma semana a partir de segunda-feira (4)", informou o governo local, acrescentando em um comunicado que a situação será reavaliada no próximo sábado para decidir se a medida será prorrogada.
Aurangzeb disse que o smog é muito perigoso para as crianças, e o uso de máscaras será obrigatório nas escolas. “Estamos também atentos à saúde dos alunos nas classes mais avançadas”, assegurou a ministra, que ainda destacou que foram instalados postos de atendimento smog nos hospitais e que o episódio de smog é mais perigoso do que a Covid.
Enquanto isso, constantemente a Índia e o Paquistão, países vizinhos com relações tensas, se acusam mutuamente de causar picos de poluição no território um do outro.