GUERRA

Soldados norte-coreanos já estão na frente de batalha contra os ucranianos

Um contingente considerável dos cerca de 10 mil soldados norte-coreanos enviados para a Rússia já se encontra em zonas da frente de batalha

Publicado em: 05/11/2024 11:59

 (Foto: Sergei SUPINSKY/AFP)
Foto: Sergei SUPINSKY/AFP
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul declarou nesta terça-feira (5) que um contingente considerável dos cerca de 10 mil soldados norte-coreanos enviados para a Rússia já se encontra em zonas da frente de batalha.
 
"Dez mil soldados norte-coreanos estão atualmente na Rússia e sabemos que um número considerável foi destacado para as zonas da frente de batalha, incluindo Kursk. Seul acompanha de perto a situação na Ucrânia", afirmou Jeon Ha-kyou, porta-voz do Ministério sul-coreano Jeon Ha-kyou.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos também já havia confirmado a informação e monitora os movimentos dos militares norte-coreanos, que combatem para expulsar as forças ucranianas do território russo de Kursk.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tem denunciado a presença dos soldados da Coreia do Norte e critica a falta de apoio dos países parceiros. “Kiev detectou todos os locais onde a Rússia concentra os soldados norte-coreanos e poderá realizar ataques preventivos mediante a autorização dos aliados ocidentais”, disse.
 
O chefe do Centro de Combate à Desinformação (CCD) do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Andrii Koval%u0435nko, comunicou que em Kursk os russos  treinam soldados norte-coreanos na utilização de drones e ainda planejam enviar instrutores a Coreia do Norte. “Os norte-coreanos usam uniformes militares russos nas unidades em Kursk”, acrescentou.
 
Por outro lado, a ministra de Relações Exteriores norte-coreana, Choe Son Hui, que visita a Rússia, prometeu que Pyongyang  apoiará Moscou até sua "vitória" na Ucrânia, onde a guerra já dura mais de dois anos e meio.