Hard skills: a base técnica para o sucesso profissional

Jânyo Diniz
CEO do Grupo Ser Educacional e Presidente do Sindicato das Instituições de Ensino Superior de PE

Publicado em: 17/07/2024 03:00 Atualizado em: 17/07/2024 05:54

Hard skills. Se você já participou de uma seleção profissional você certamente já ouviu falar neste termo. O termo em inglês se refere a habilidades técnicas, adquiridas através de uma formação profissional e da experiência prática, que são avaliadas em processos seletivos. E são justamente essas características que podem ser a sua porta de entrada no mercado profissional.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, formações, treinamentos, cursos, capacitações, experiências profissionais, são alguns diferenciais que turbinam o currículo e formam as hard skills. Lembrando que essas formações precisam ser comprovadas por meio de certificações, diplomas e portfólios.

É por este motivo que o desenvolvimento das hard skills exige dedicação, estudo e prática. Obter certificações reconhecidas pelo mercado, que atestam a proficiência em competências específicas, cursar graduações, pós-graduações, especializações e ganhar experiências práticas através de estágios, trabalhos voluntários, projetos freelancer ou empregos na área de interesse são algumas das estratégias que podem ser adotadas para turbinar o currículo.

É claro que não são todos os cursos que contarão para turbinar o currículo. No processo de recrutamento, as empresas buscam candidatos que possuam as hard skills necessárias para desempenhar as funções específicas do cargo. Então, é sempre importante que o candidato busque atualizações que estejam em consonância com os cargos que busca ocupar.

Ao analisar currículos, as áreas de recrutamento levam em consideração itens como: relevância (habilidades técnicas apresentadas), atualização (formações atualizadas), experiência (prática comprovada), certificações (diplomas, certificados e credenciais que validam habilidades técnicas) e portfólio (trabalhos anteriores).

Não esqueçam: Profissionais com fortes hard skills têm a capacidade de resolver problemas técnicos complexos, inovar e contribuir diretamente para o sucesso das organizações.

Além disso, em setores como tecnologia, engenharia, saúde e finanças, as hard skills são absolutamente essenciais. Empresas nesses campos dependem de profissionais tecnicamente competentes para manter operações eficientes, desenvolver novos produtos e serviços, e garantir a conformidade com padrões regulatórios.

É claro que a verdadeira vantagem competitiva vem da combinação de hard skills com soft skills (habilidades comportamentais), criando um profissional completo e adaptável às demandas do mundo moderno.

Ao investir no desenvolvimento de ambas as competências, você estará bem posicionado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do ambiente profissional em constante evolução. Mas, sobre isso, falaremos em um segundo momento.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL