Soft Skills se tornam a moeda de ouro no recrutamento

Jânyo Diniz
CEO do Grupo Ser Educacional e Presidente do Sindicato das Instituições de Ensino Superior de PE

Publicado em: 24/07/2024 03:00 Atualizado em: 23/07/2024 21:42

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e não são apenas as habilidades profissionais que estão sendo analisadas nos processos de recrutamento. Recentemente, falamos por aqui sobre as hard skills, que são as habilidades técnicas, mas, as habilidades comportamentais são tão importantes quanto e hoje se tornaram a nova moeda de ouro dos processos de recrutamento.

Chamadas de soft skills, essas características abrangem desde a capacidade de comunicação, passando pela habilidade de entender e resolver problemas complexos até a resiliência emocional. Ou seja, são características que estão muito mais relacionadas à personalidade do indivíduo do que a formação técnica-profissional.

É por isso que a avaliação das soft skills é um processo complexo e multifacetado, que pode envolver várias técnicas e ferramentas. Cada empresa de recrutamento utiliza de uma forma de assessment/avaliação para chegar a análise das soft skills. Alguns realizam dinâmicas de grupo, outras entrevistas comportamentais, outras fazem uso de ferramentas de Inteligência Artificial para traçar o perfil comportamental do candidato.

O Usuário da rede social profissional Peixe30, por exemplo, pode realizar o chamado Assessment/avaliação gratuitamente. Neste relatório, são identificados, por exemplo, as características profissionais através da análise comportamental usando a metodologia DISC, que categoriza as pessoas em quatro padrões de personalidade principais (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade). Esta etapa do cadastro do candidato é bastante importante e, após responder a uma série de perguntas, o profissional terá em mãos um completo relatório do seu perfil comportamental.

Então, com base neste Assessment, as empresas de recrutamento analisam o perfil comportamental com o intuito de identificar as características que podem afetar diretamente o ambiente de trabalho e a eficácia das equipes.

É por isso que quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho deve investir no desenvolvimento das suas soft skills, principalmente aqueles que almejam um cargo de liderança. Profissionais que investem no desenvolvimento dessas competências não só aumentam suas chances de sucesso no mercado de trabalho, mas também contribuem para a criação de ambientes de trabalho mais harmoniosos e produtivos.

Participar de workshops de desenvolvimento pessoal, buscar feedback contínuo e estar aberto a novas experiências são maneiras eficazes de aprimorar essas habilidades. Além disso, a consciência e o fortalecimento das soft skills podem melhorar não apenas a vida profissional, mas também as relações pessoais e a qualidade de vida em geral.

A valorização das soft skills é uma tendência que se consolida, sendo crucial para quem deseja se destacar e conquistar as melhores oportunidades profissionais. A importância dessas habilidades não pode ser subestimada. Empresas de todos os setores têm percebido que, além do conhecimento técnico, um colaborador precisa ser capaz de se adaptar, colaborar eficazmente com a equipe e demonstrar inteligência emocional.

Para os candidatos, a mensagem é clara: Invistam no equilíbrio entre as soft skills e as hard skills. Desta forma, você não apenas se torna um profissional mais completo, mas também se alinha às demandas das empresas que estão moldando o futuro do mercado de trabalho.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL