Um setor que busca se antecipar às demandas

Saulo Cabral
Diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco

Publicado em: 14/08/2024 03:00 Atualizado em: 14/08/2024 05:23

O setor elétrico tem, notadamente, a característica de um vetor de infraestrutura. Determinante para atração de empreendimentos e, consequentemente, geração de emprego e renda, é um dos segmentos mais estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico. Por seu perfil estruturante e de complexa dinâmica logística, busca se antecipar às demandas do mercado. Apoiadas em criteriosos estudos, as empresas distribuidoras de energia realizam planejamentos de médio e longo prazos, antevendo necessidades de ampliação do sistema, promovendo maior disponibilidade energética. Em Pernambuco, a Neoenergia tem mantido constantes entendimentos com os poderes públicos e a iniciativa privada como forma de balizar os investimentos futuros.

Ao longo dos próximos anos, manteremos o propósito de contribuir com crescimento do estado e a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos. O plano de investimentos da Neoenergia Pernambuco para estes cinco anos prevê aportes superiores a R$ 5,1 bilhões em obras de expansão, modernização, automação e reforço do sistema elétrico em todas as regiões do estado. Na comparação com o quinquênio anterior, representa 31% a mais de volume financeiro. O volume recorde será aplicado para atender aos variados setores da economia que compõem a força e a diversidade produtiva local como o agronegócio, a indústria, o comércio, serviços e turismo. Nesse contexto, também temos a consciência de que nosso serviço está diretamente relacionado ao bem-estar da população e impulsionamento das transformações sociais.

Em meia década, construiremos 13 novas subestações, das quais três já foram entregues até julho passado. A mais recente, a Subestação Mundaú, no município de Garanhuns. Situada no Agreste Meridional, a unidade foi estrategicamente pensada para atender a necessidades da bacia leiteira do estado, viabilizando a expansão da produção e a instalação de novos empreendimentos na região. Perseguindo a ideia de democratizar os investimentos para todo o território pernambucano, no início deste ano, entregamos a Subestação Araripina II, ampliando a oferta de energia para o Sertão do Araripe, maior polo gesseiro do mundo.

Na outra ponta do estado, em abril passado, inauguramos a moderna Subestação Via Mangue, localizada no bairro de Boa Viagem, no Recife. Em um conceito totalmente diferenciado pelas características urbanísticas da área densamente habitada, a primeira subestação abrigada de Pernambuco foi customizada e concebida para oferecer uma maior disponibilidade de energia a parte da capital pernambucana. Em um setor extremamente diverso e complexo, a antecipação de obras estruturantes às futuras necessidades é apenas uma parcela do desafio. Entre tantas outras ações igualmente desafiadoras, manteremos a firme convicção de sermos protagonistas do crescimento e desenvolvimento em toda a nossa área de atuação.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL