Como a IA está aumentando a produtividade nas empresas

Guilherme Silvestre
Diretor de Novos Produtos da HSBS Soluções, do Grupo Nagem

Publicado em: 09/10/2024 03:00 Atualizado em: 09/10/2024 05:16

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o ambiente corporativo, trazendo impactos significativos até mesmo nas reuniões profissionais realizadas de forma remota. O “novo normal” instaurado pela pandemia de Covid-19 permanece presente na rotina de muitas empresas. Enquanto algumas organizações optam pelo retorno ao trabalho presencial ou adotam modelos híbridos, as reuniões online continuam sendo uma parte importante da dinâmica empresarial, suportadas por ferramentas que se tornaram indispensáveis para muitos profissionais.

Com essa tendência, surgem estudos que analisam a produtividade das ferramentas criadas para facilitar esses encontros virtuais. Relatórios recentes, divulgados por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e pela University College de Londres, apontam que nossa atividade cerebral diminui durante reuniões pelo Zoom e que 72% destas são ineficazes.

Para enfrentar esses desafios, as melhorias nas ferramentas de videoconferência seguem em ritmo acelerado, com a integração da Inteligência Artificial (IA) como uma solução para dinamizar a produtividade dos encontros remotos. Um dos exemplos desta tendência é o Microsoft Teams, que incorporou o Copilot, uma IA que está transformando a forma como as reuniões online são conduzidas, trazendo mais eficiência e organização para as equipes. Esse agente de IA gerencia diversas atividades durante os encontros online, prometendo um futuro mais produtivo e menos caótico para as reuniões corporativas.

Muitas empresas já relatam melhorias significativas na organização e produtividade de suas reuniões. O Copilot tem se mostrado uma ferramenta que garante que nada passe despercebido e que todas as decisões sejam claramente documentadas e acompanhadas. Funções como a automatização das atas de reunião, criação e distribuição de tarefas, e a sugestão de mudanças de assunto no momento oportuno têm contribuído para aumentar a eficiência das equipes.

De acordo com um estudo conduzido pela própria Microsoft, baseado em testes fechados com usuários do Copilot, 70% dos participantes relataram um aumento na produtividade, enquanto 68% perceberam uma melhoria na qualidade do trabalho. Durante as reuniões, o Copilot realiza ainda anotações em tempo real e, ao final, gera um resumo das decisões tomadas pela equipe. Integrado ao Microsoft Planner, o Copilot cria tarefas e designa os responsáveis por cada uma delas, garantindo que as ações discutidas sejam devidamente executadas. É inegável que o futuro das reuniões corporativas não apenas otimizam cada vez mais os processos, mas também possibilita uma nova era de produtividade nas empresas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL