O Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, no Recife, foi resultado de sonho e trabalho

Fabio Moura e Érico Higino de Carvalho
Fabio Moura, endocrinologista, presidente do 36º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia e Érico Higino de Carvalho, endocrinologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM PE)

Publicado em: 17/10/2024 03:00 Atualizado em: 17/10/2024 05:07

O hino de Pernambuco cita que esta é uma terra de bravos guerreiros, o que funciona como um mantra para todos que aqui habitam. E como missão dada é missão cumprida, realizamos o 36º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, o principal e maior evento científico da especialidade neste ano de 2024, dando orgulho à medicina regional.

Desde quando recebemos a incumbência de organizar, mais uma vez no Recife, este encontro científico, os desafios foram enormes, a começar pela necessidade de atualizar a infraestrutura necessária para um evento deste porte, com mais de três mil congressistas, ocupando milhares de diárias na rede hoteleira, além de contar com diversos serviços como transporte, restaurantes, montagem, limpeza, segurança, atrações para encantar os visitantes, entre tantas demandas que envolvem pessoas e empresas comprometidas.

Arregaçamos as mangas para acompanhar obras, literalmente, como no caso do Novotel Marina, para hospedar todos os palestrantes e que começou a operar há pouco tempo. Da mesma forma, o Pernambuco Centro de Convenções passou por diversas melhorias, tendo o seu grande teste neste congresso, contando com cinco novos e modernos auditórios, acesso exclusivo, banheiros, jardins, ou seja, uma mudança de patamar.

Um evento deste porte se faz com muitas mãos e cabeças. E tivemos a felicidade de contar com uma comissão executiva local de primeira grandeza, com uma comissão científica dedicada a entregar uma programação de altíssimo nível e colaboradores que antecipam cenários para facilitar as decisões.

Pernambuco é referência nacional na medicina. E particularmente, na endocrinologia, tem uma história de grandes expoentes com lastro científico reconhecido internacionalmente. Em razão disso, a regional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM PE) é respeitada, tendo o seu congresso EndoRecife como referência de qualidade científica no país há quase 30 anos.

A nossa Sociedade Médica construiu uma unidade com o propósito de fazer cada vez mais e melhor, incentivando as novas gerações e reconhecendo quem começou, com muito trabalho, lá atrás. Só assim foi possível entregar este congresso, oferecendo história, beleza e organização, mas sobretudo um calor humano tipicamente local.

O CBEM 2024 teve grade científica de primeira grandeza, com mais de 300 palestrantes e moderadores, grandes nomes nacionais e estrangeiros, tendo foco na prática clínica, na perspectiva de oferecer um tratamento cada vez melhor ao paciente.

O congresso bateu o recorde com mais de 1.000 trabalhos inscritos (temas livres), que passaram por avaliações para escolha dos melhores, para apresentação e premiação. Os finalistas serão publicados no Archives of Endocrinology and Metabolism, através da SBEM Nacional. E as homenagens a médicos jovens, mas especialmente a alguns mais experientes, com relevantes serviços prestados à especialidade e à medicina brasileira, merecem ser destacadas.

São momentos especiais e desafiadores, mas temos a satisfação de ver um sonho se transformar com a qualidade que esta terra merece.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL