nomeação Admar Gonzaga é nomeado novo ministro do TSE A nomeação foi assinada nesta quinta-feira (30) pelo presidente Michel Temer

Publicado em: 30/03/2017 21:23 Atualizado em: 30/03/2017 21:39

Ministro Admar Gonzaga Foto: Agência TSE
Ministro Admar Gonzaga Foto: Agência TSE
O advogado Admar Gonzaga vai assumir o posto de novo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ocupando o lugar deixado por Henrique Neves, cujo mandato se encerra em 16 de abril. A nomeação foi assinada nesta quinta-feira (30) pelo presidente Michel Temer.

A nomeação será publicada na sexta-feira (31) no "Diário Oficial da União", no entanto Gonzaga só deve assumir o cargo no dia 17 de abril. O nome do advogado já constava na lista da tríplice enviada em fevereiro pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ao Planalto, que incluía também Tarcisio Vieira Neto e Sérgio Banhos. 

Mesmo a nomeação sendo feita antes do ínicio do julgamento de cassação da chapa Dilma-Temer, que ocorre na próxima terça-feira (04), não haverá alterações na análise do processo na semana que vem. 

Sucessão

O processo de sucessão na cadeira do TSE segue a tradição de escolher o substituto mais antigo para cada classe que compõe do plenário do tribunal, que, neste caso, é formado por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) e dois integrantes da advocacia.

Encabeçando a lista tríplice, fica o ministro mais antigo. A lista é votada pelos ministros do STF e o presidente da República indica essa pessoa para a vaga titular. No caso de Gonzaga, ele era o primeiro substituto entre os ministros da classe jurista, tomando posse em junho de 2013 e sendo reconduzido ao cargo em junho de 2015.

Dessa forma, já se era esperada a escolha de Temer por Gonzaga, uma vez que, o segundo biênio do ministro se encerraria em junho deste ano.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL