STF

Edson Fachin será o relator de ação de Lula contra Dalagnoll no caso do PowerPoint

Publicado em: 21/08/2020 17:50 | Atualizado em: 21/08/2020 18:06

Ministro Edson Fachin, do STF (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
Ministro Edson Fachin, do STF (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
O ministro Edson Fachin, do Supremo Trubuanl Federal (STF), será o relator da ação que contesta os adiamentos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sobre o julgamento do procurador Deltan Dalagnoll, acusado de abuso de poder pela defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A acusação dos advogados de Lula se refere ao episódio em que o chefe da força-tarefa da Lava-Jato apresentou um PowerPoint, alegando ter indícios de que o ex-presidente seria chefe de uma organização criminosa. Na ocasião, Dalagnoll explicava a denúncia contra o líder petista no processo do tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

Posteriormente, o ex-presidente foi absolvido das acusações no processo que ficou conhecido como "quadrilhão do PT", o que levou a defesa de Lula a abrir ação no CNMP contra Dalagnoll. 

O CNMP, no entanto, vem adiando, ao longo de quatro anos, o julgamento do procurador. Tanto, que o caso já prescreveu perante à Justiça, o que possibilidade de aplicar punições mais brandas ao procurador. Nesta semana, o Conselho adiou pela 41ª vez a análise do processo. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL