AGENDA PRESIDENCIAL

Lula visita Pernambuco em meio a clima de polarização entre PT, PSB e PSDB

Publicado em: 23/03/2023 07:00

 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP
Em sua primeira visita ao estado desde que foi eleito - em 2022 - para o terceiro mandato à frente da Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não mediu esforços para dar continuidade à tônica do discurso de união de forças pela reconstrução do país. Durante toda a agenda presidencial em Pernambuco, ontem (22), o chefe do Palácio do Planalto fez questão de prestigiar aliados e fazer gestos em deferência a setores que, no curso das últimas eleições, não caminharam lado a lado com o projeto de retomada do poder liderado por ele.

Lula chegou à Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, por volta das 14h. Mais cedo, o presidente havia visitado o estado vizinho da Paraíba, onde participou da inauguração de um complexo de energia solar e eólica no município de Santa Luzia, no Sertão.

Durante toda a agenda em solo pernambucano, Lula foi acompanhado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB) - havia a expectativa de que o petista fosse dividir os compromissos em momentos distintos a fim de evitar eventuais desgastes.

Após solenidade para a homologação do acordo de gestão compartilhada da Ilha de Fernando de Noronha, no Palácio do Campo das Princesas, Lula participou de um almoço com autoridades na sede do Executivo estadual. Em seguida, o presidente se dirigiu ao estádio do Geraldão, no bairro da Imbiribeira, para o ato de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Diante de militantes e apoiadores, Lula destacou a importância do PAA para a melhoria da qualidade de vida da população e dos trabalhadores do campo. O presidente reiterou o compromisso de combater a fome e assegurou que vai continuar a trabalhar até “que todos possam comer ao menos três vezes ao dia”.

“Quero dizer ao Brasil, através dos ouvidos abertos do povo de Pernambuco, que nós voltamos a governar esse país para mudar a história. [...] Quem nunca passou fome não sabe quanta falta faz comer. Quem nunca comeu pão até os sete anos de idade, como eu não comi, não sabe que falta faz um pedaço de pão. Então se Deus me fez chegar até aqui, não vou desistir antes de cumprir a profecia de que esse povo tem que comer três vezes ao dia", disse Lula.

OUTROS ANÚNCIOS

Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD) divulgou uma parceria entre a pasta, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco voltada à compra de insumos de comunidades de pescadores artesanais - os produtos serão destinados às cozinhas dos restaurantes universitários. A parceria prevê, ainda, assistência aos pescadores com foco em cursos de capacitação para que os trabalhadores consigam alcançar novos mercados compradores.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), por sua vez, assinou um acordo de cooperação com o Governo de Pernambuco para a implantação de um sistema que vai permitir o monitoramento 24 horas por dia de áreas de risco afetadas por enchentes e alagamentos. A ideia é colocar à disposição da Região Metropolitana do Recife um alerta de riscos em tempo real. 

Já a diretora socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Tereza Campello (PT), comunicou a implementação de um programa que vai destinar R$ 1 bilhão para 250 mil agricultores do Nordeste, batizado de Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL