Politica

Governo Lula é aprovado por 60% dos brasileiros

Pela primeira vez neste mandato, o governo do presidente Lula foi mais aprovado que desaprovado por evangélicos

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma melhora de 11 pontos percentuais na avaliação dos sulistas entre as pesquisas de junho e a de agosto

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado 60% dos brasileiros. Os dados fazem parte da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16/8). Já os que desaprovam são 35%. Os que não souberam ou não responderam foram 5% .

 

Os números mostram uma constante melhora na avaliação do governo federal desde abril, mês que registrou a pior aprovação, com 51%, subindo para 56% em junho. A desaprovação, de acordo com estudos, foram respectivamente nos mesmos períodos, de 42% e 40%.

 

Nos dados segmentados por região, chama a atenção a aprovação do petista na região Sul, que subiu para 59%, uma melhora de 11 pontos percentuais em relação ao levantamento de junho. Os que desaprovaram a gestão na região foram 38%. Apenas 3% não souberam ou não responderam à pesquisa. 

 

Nas regiões Centro-Oeste/Norte o governo é aprovado por 52% dos entrevistados, contra 39% de críticos. Já no Sudeste a aprovação é de 55%, contra 39% e o Nordeste registrou 72% de aprovação, contra 25% de desaprovação. 

 

Pela primeira vez, os números mostram uma aprovação maior que a desaprovação entre os evangélicos. Metade dos integrantes deste segmento religioso aprova o governo Lula, contra 46%.

 

    [SAIBAMAIS]

 

 

Entre as perguntas feitas na pesquisa, está se o presidente Lula é bem ou mal-intencionado e se vem conseguindo cumprir com suas promessas: 39% acreditam que o petista é bem intencionado e que tem feito o prometido. Já os que julgam que Lula não é bem intencionado e nem anda realizando o que foi dito na campanha somam 37%. 

 

Os que veem boas intenções em Lula, mas não acreditam que as promessas estão sendo cumpridas são 18%. Os que não vem boas intenções no presidente mas acreditam que as promessas estão sendo realizadas são 3%.

 

A cobertura da imprensa também foi tema no levantamento. Ao serem questionados se têm ouvido mais notícias positivas e negativas sobre o governo federal. 38% alegaram ter visto mais informações positivas, principalmente Bolsa Família de R$ 600 com mais R$ 150 para cada criança; diminuição de preços; e proteção da Amazônia e povos povos indígenas foram as mais citadas.

 

Já os que afirmam ter ouvido mais informações negativas foram 33%. As piores notícias mais recordadas foram "não faz o que promete e é corrupto"; aumento de impostos; e aumento de preços.

 

Já os que afirmaram não ter ouvido notícias sobre o governo são 29%.

 

Programas de governo também foram alvos da pesquisa. O Plano Safra de financiamento à agricultura foi apontado como positivo por 79% dos entrevistados, contra 10% que não gostaram e 12% não souberam responder.

 

O Desenrola, que permite que as dívidas sejam renegociadas, foi visto com bons olhos por 70%, contra 16% que desaprovaram. Já 15% não souberam responder.

 

A Reforma Tributária que o governo aprovou na Câmara foi elogiada por 37%, contra 26%. Já não souberam responder são 36%.

 

A Economia foi apontada como o maior problema no Brasil atualmente, com 31%, seguido das questões sociais e de saúde, com 21% e 12%, respectivamente.

 

Os entrevistados responderam o que acham da economia nos últimos 12 meses. "Ficou do mesmo jeito" foi a resposta dada pela maioria, com 39%. Os que veem uma melhora são 34%, contra os 23% que perceberam uma piora.

 

A Pesquisa

 

As 2.029 entrevistas foram realizadas pessoalmente entre 10 e 14 de agosto em 120 municípios sorteados por meio do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco