PROCURADORIA

Lula avisa a ministros que decidirá PGR antes de novo ministro do STF

Presidente Lula avisou auxiliares e ministros do STF que escolherá primeiro novo chefe da PGR e só depois sucessor de Rosa Weber na Corte

Publicado em: 04/08/2023 09:47

 (Foto: Hugo Barreto/Metrópoles)
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Lula avisou a auxiliares e integrantes do Judiciário que pretende decidir primeiro quem indicará para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e só depois, o substituto da ministra Rosa Weber no STF. A ordem cronológica tem um motivo: evitar a ascensão de um “estranho” ao comando interino da PGR.

O mandato do atual procurador-geral da República, Augusto Aras, acaba em 23 de setembro. Caso Lula não indique um sucessor a tempo de o Senado aprovar a indicação até lá, quem assumirá a chefia da PGR interinamente será o vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), escolhido pela categoria.

Diante desse cenário, Lula foi aconselhado por auxiliares e aliados próximos a enviar a indicação do sucessor de Aras já no início de setembro. A ideia é dar tempo suficiente para que o Senado aprove o nome do indicado antes do término do mandato de Aras, para que o escolhido assuma o cargo logo após 23 de setembro.

Leia mais no metropoles.com, parceiro do Diario de Pernambuco.
Tags: stf | pgr | ministros | lula |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL