Politica

Diario de Pernambuco recebe homenagem da Alepe pelos 198 anos de história

Perto de completar dois séculos de existência, jornal pode se tornar Patrimônio Material do Brasil

Durante a cerimônia, o presidente do Diario de Pernambuco, Carlos Frederico Vital, recebeu uma placa em homenagem ao jornal

O Diario de Pernambuco completou 198 anos de existência no último dia 7 de novembro. Para celebrar a história do jornal quase bicentenário, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizou uma homenagem na tarde desta quinta-feira (30). 

Durante a cerimônia, o presidente do Diario, Carlos Frederico Vital, recebeu uma placa do deputado Rodrigo Farias (PSB). “O reconhecimento ao trabalho realizado pelo Diario ao longo desses quase 200 anos é um importante incentivo para todos nós. O Diario de Pernambuco é um patrimônio de todos os brasileiros e brasileiras. É um grande orgulho para mim poder fazer parte deste jornal, no momento em que caminha para chegar ao seu bicentenário. Poucas empresas privadas têm esse privilégio”, agradeceu o presidente.

A homenagem foi proposta por Rodrigo Farias, que quis destacar a relevância do periódico para a imprensa estadual e nacional. “Essa homenagem é um reconhecimento a uma instituição de 198 anos. É um reconhecimento a todo o trabalho democrático que a instituição do Diario de Pernambuco faz pelo estado e pelo Brasil, sempre com o compromisso de manter a democracia, a ética e a verdade dos fatos. Esta é uma homenagem justa a essa instituição que vem se modernizando”, afirmou o deputado.
 
Também esteve presente na cerimônia a diretora de jornalismo Paula Losada. Segundo ela, receber uma homenagem da Alepe “evidencia a importante parceria que mantemos com a Assembleia Legislativa. O Diario de Pernambuco é um patrimônio de todos os brasileiros e brasileiras", disse Paula Losada.
 
Ela ainda destacou que todos os envolvidos no jornal têm "trabalhado incansavelmente para que o Diario, um importante guardião da história de Pernambuco, continue sempre à frente do seu tempo, inovando e se consolidando como um dos mais relevantes veículos de comunicação do Brasil”.

Além do presidente Carlos Vital e da diretora Paula Losada, o evento contou com a presença dos deputados estaduais Débora Almeida (PSDB), da deputada federal Maria Arraes (Solidariedade), do colunista João Alberto e do presidente da  Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) Múcio Aguiar.

Também compareceram o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), Jailson da Paz, o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), Renato Cunha, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), Evandro Carvalho, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral e o superintendente estadual do Iphan-PE, Jacques Ribemboim.

A solenidade também reuniu autoridades, jornalistas, admiradores e leitores do jornal. O Quinteto da Orquestra Criança Cidadã se apresentou na cerimônia.

Diario de Pernambuco registrou a história do estado e do país ao longo de 198 anos

O Diario de Pernambuco é o jornal mais antigo em circulação da América Latina e surgiu no ano de 1825, quando era formado por apenas uma página com anúncios de imóveis, achados e perdidos, leilões, etc, ao custo de 40 réis.

Desde sua criação, o jornal acompanhou e noticiou os principais acontecimentos históricos do país, contribuindo para a formação da opinião pública e fortalecendo o papel da imprensa como pilar da democracia.

Durante sua longa trajetória, o Diario foi perseguido e censurado em várias situações e passou pelo empastelamento de suas rotativas, jornais queimados e rasgados, além de depredações da sede. 

Desde 15 de fevereiro de 2020, o jornal é impresso com a frase "Rumo aos 200 anos", mostrando a resistência e importância do periódico para a história do país.

Atualmente há um projeto de lei que pretende transformar o acervo jornalístico do Diario de Pernambuco como Patrimônio Cultural Material do Brasil. “Apesar da idade, conseguiu se renovar durante todo esse tempo, conseguiu permanecer atual, conseguiu acompanhar as mudanças de uma maneira tão leve, tão democrática e tão informativa”, afirmou a deputada federal Maria Arraes, relatora do projeto de lei.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco