Politica

Lula: se não fecharmos acordo Mercosul-UE, não é culpa do Brasil

Presidente Lula tem tentado concluir acordo antes do fim da Presidência do Brasil no Mercosul, mas admite entraves do lado europeu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (3/12), que o Brasil continua desenvolvendo as negociações para concluir o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), no entanto, admite que ainda há obstáculos no lado europeu.

 

Lula está em Dubai, nos Emirados Árabes, neste fim de semana, para participar dos primeiros dias da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28). Durante a viagem, o petista se reuniu com líderes europeus na tentativa de costurar apoio político para a conclusão do acordo entre os dois blocos antes do fim da Presidência brasileira à frente do Mercosul, que termina no fim desta semana.

 

“Se não tiver acordo, paciência. Não foi por falta de vontade. A única coisa que tem que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil, da América do Sul. Assumam a responsabilidade de que os países ricos não querem fazer um acordo na perspectiva de fazer qualquer concessão”, declarou o petista em coletiva de imprensa em Dubai.

 

Confira a matéria completa no site do Portal Metrópoles

Leia a notícia no Diario de Pernambuco