INVESTIGAÇÃO

Polícia Federal investiga se Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes foram espionados pela Abin

Segundo a PF, teriam sido monitorados e investigados ilegalmente os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes

Publicado em: 25/01/2024 13:12 | Atualizado em: 25/01/2024 13:17

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quinta-feira (25/1), que investiga se a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi usada para fazer monitoramentos ilegais, apura se governadores, políticos e até ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) teriam sido vigiados por uma organização criminosa infiltrada na agência estatal.

 

Entre as autoridades ilegalmente monitoradas por um software espião da Abin, estariam os ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e o ex-governador do Ceará Camilo Santana, hoje ministro da Educação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Um dos alvos da operação deflagrada nesta quinta-feira (25/1) é o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Isso porque as supostas investigações sem autorização judicial ocorreram quando ele era diretor-geral da Abin, entre julho de 2019 e março de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

 

Confira a reportagem completa na coluna Na mira do Metrópoles

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL