Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Governo federal discute com prefeitos drenagem das águas no RS

O Executivo busca com outros estados, como Alagoas, São Paulo e Ceará, o envio de bombas para drenar as regiões alagadas do Rio Grande do Sul

O governo federal pediu aos prefeitos gaúchos que enviem planos de trabalho para drenar as águas após as enchentes

O ministro da secretaria extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, reuniu-se nesta quinta-feira (16) com prefeitos gaúchos para discutir a drenagem das águas do Guaíba. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também compareceu.

 

O governo federal pediu aos prefeitos que apresentem planos para bombear a água represada na região, que demora a baixar naturalmente. Entre os presentes estavam Sebastião Melo (Porto Alegre), Jairo Jorge (Canoas), Marcelo Maranata (Guaíba), Rodrigo Battistella (Nova Santa Rita) e Ary Vanazzi (São Leopoldo).

 

Pimenta, Waldez Góes e o ministro dos Transportes, Renan Filho, comentaram as ações do governo federal em live nas suas redes sociais, pouco depois do encontro com prefeitos gaúchos. Segundo Góes, uma das prioridades agora é bombear a água que está na região metropolitana de Porto Alegre. Para isso, a gestão federal articula o envio de bombas de São Paulo, Alagoas, Ceará, e até de alguns equipamentos usados na transposição do Rio São Francisco. Apenas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a gestão federal estima o envio de 18 bombas.

 

“Na reunião que fizemos hoje, já tomamos decisões importantes. Faremos uma força-tarefa para que os prefeitos façam planos de trabalho para a gente fazer o bombeamento dessa água represada na região”, afirmou o ministro. Outra medida citada por ele é a limpeza dos bairros alagados, após o recuo das águas. “À medida que algum bairro vá secando, já pode apresentar um plano de limpeza para restabelecer o máximo de normalidade possível para aquela população”, acrescentou.

 

 [SAIBAMAIS]

 

Estudos para prevenção

 

Renan Filho também explicou os estudos que devem ser contratados pelo governo federal para evitar novas enchentes no futuro. Segundo ele, serão três: como conter as águas na Serra Gaúcha, diminuindo alagamentos nos arredores do Guaíba; como drenar as águas do Guaíba e da Lagoa dos Patos mais rapidamente; e como redimensionar os diques existentes, considerando o crescimento das cidades nas últimas décadas.

 

“Tendo um projeto, sabendo o que fazer, o governo federal pode financiar as obras”, pontuou Renan.

 

Amanhã (17), Pimenta tem reunião marcada com o governador Eduardo Leite (PSDB) e com prefeitos da região metropolitana de Porto Alegre para discutir as medidas.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

Leia a notícia no Diario de Pernambuco