Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Mendonça dá 30 dias para conclusão de acordos de leniência da Lava-Jato

Empresas alegam que não conseguem honrar com compromissos já firmados para devolução de recursos para amenizar prejuízos aos cofres públicos

Novas propostas estão em andamento depois que empreiteiras acusadas de corrupção afirmaram não terem recursos para honrar com os compromissos firmados com o Poder Judiciário e o Ministério Público

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os acordos de leniência com empresas envolvidas na Lava-Jato devem ser concluídos em até 30 dias. Novas propostas estão em andamento depois que empreiteiras acusadas de corrupção afirmaram não terem recursos para honrar com os compromissos firmados com o Poder Judiciário e o Ministério Público.

 

O magistrado atendeu um pedido da Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para ampliar o prazo para que as negociações sejam concluídas. As empresas alegam que os valores firmados no auge da Lava-Jato foram exorbitantes e que suas finanças foram afetadas pela operação.

 

Parte das empresas está em processo de recuperação judicial. De acordo com a CGU e a AGU, os acordos em andamento levam em conta a capacidade de pagamento das empresas. Uma das medidas é a isenção de multa moratória sobre as parcelas vencidas. Os descontos ofertados não podem superar os 50% dos valores devidos.

 

Os acordos de leniência permitem que as empresas colaborem com a Justiça, contribuem com a investigação e ressarcem os cofres públicos dos prejuízos causados. Em troca, podem continuar firmando contratos com o poder público.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

Leia a notícia no Diario de Pernambuco