ELEIÇÕES 2024

De professor a engenheiro e empresário: conheça os candidatos a vice-prefeito do Recife

Vice da chapa eleita pode acabar assumindo gestão da capital em caso de renúncia do titular

Publicado em: 26/08/2024 06:00 | Atualizado em: 26/08/2024 05:56

Passada a primeira semana de campanha eleitoral nas ruas, os candidatos a prefeito do Recife já começam a fazer seus nomes em diferentes setores da cidade. Seus vices, no entanto, não recebem o mesmo destaque, e por vezes são um rosto que os eleitores vão conhecer apenas ao digitar o número da chapa nas urnas no dia da eleição.

Neste ano, todos os candidatos a vice-prefeito no Recife ou são nomes novos na política, na disputa de seu primeiro pleito municipal, ou figuras ativas em militância partidária, mas que não deslancharam nas eleições que concorreram.

Victor Marques
Compondo chapa com o prefeito João Campos (PSB), Victor Marques (PCdoB) é o mais notório entre os candidatos. Seu nome esteve estampado em notícias antes mesmo de ser anunciado, dadas as polêmicas negociações do socialista com o Partido dos Trabalhadores (PT), que se ofereciam para ocupar a vaga.

Natural de São José do Belmonte e filho do falecido vereador Zezinho de Sata, formou-se em Engenharia na Universidade de Pernambuco (UPE). Amigo pessoal e nome de confiança de Campos, foi seu Chefe de Gabinete durante todo o primeiro mandato, uma parceria iniciada quando o prefeito ainda era deputado federal. Nome inédito na política, disputa sua primeira eleição.

Leninha Dias
Mais um nome inédito numa disputa eleitoral, Leninha Dias (PL) faz chapa puro-sangue com Gilson Machado (PL). A candidata é empresária e ex-diretora da rádio Maranata. Evangélica, é viúva do ex-vereador Cleurinaldo de Lima, e mãe de gêmeas - uma delas, com transtorno do espectro autista.

Leninha afirmou já ter morado na rua durante a infância, e trabalhou desde os 10 anos para sustentar a família, atuando desde lavadora até comerciante. Seu contato com a vida política começou com o marido, e hoje defende pautas cristãs e das crianças neuroatípicas.

Mariana Melo
Vice de Daniel Coelho (PSD), Mariana Melo (PSDB) também disputa sua primeira eleição em 2024. Correligionária da governadora Raquel Lyra (PSDB), esteve à frente da Secretaria estadual da Mulher desde julho de 2023, até sua exoneração em junho deste ano para lançar sua candidatura.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), administradora e ex-secretária executiva de Relações Internacionais, Melo hoje assume a vice-presidência do PSDB Mulher em Pernambuco.

Alice Gabino
Vice de Dani Portela (PSOL), Alice Gabino (Rede) é um nome mais experiente na política. Ambientalista, é coordenadora nacional de Movimentos Sociais e Ativismos e coordenadora estadual de Organização da Rede Sustentabilidade.

Os palanques também não são novidade para Gabino. Em 2018, se candidatou a deputada federal pela Rede, sem sucesso. Já em 2022, foi a vice de João Arnaldo (PSOL) na disputa pelo Governo do Estado, outra campanha frustrada.

Kelly Souza
A empresária e empreendedora da construção civil, Kelly Souza (Novo), compõe chapa com o candidato a prefeito Tecio Teles (Novo). Administradora por formação, possui mais de 20 anos de experiência na área, mas já faz alguns anos que tenta a carreira política. Em 2022, se candidatou a deputada federal pelo PL, sem sucesso.

Hoje, é Diretora da Mulher e ESG na Analoc Brasil Rental, e embaixadora do movimento Mulheres pelo Novo.

Professor Mariano
Vice na chapa de Simone Fontana (PSTU), José Mariano (PSTU) é um veterano de eleições. Na vida política há 20 anos, chega ao seu 11º pleito disputado em 2024. Já foi candidato a vice-prefeito, vice-governador, deputado estadual e federal, e 2º suplente no Senado.

Atualmente, é professor de Ensino Médio.

Raimundo Malheiros
Vice na chapa de Ludmilla Outtes (UP), Raimundo Malheiros é agente postal aposentado, e participa de seu segundo pleito. Em 2020, tentou uma vaga na Câmara Municipal do Recife, sem sucesso.

Vitor Correia
Vice na chapa de Victor Assis (PCO), Vitor Correia (PCO) é estudante. A eleição municipal deste ano marca o início de sua carreira eleitoral.

Assumindo a gestão
Apesar de assumirem uma posição importante no município, é comum que os candidatos a vice-prefeito não impactem a escolha do eleitor. No entanto, ao desconhecer o vice que está elegendo, o cidadão pode acabar colocando no poder alguém que não o representa, no caso de renúncia ou afastamento do prefeito.

No Recife, apenas um vice-prefeito assumiu o cargo titular desde a redemocratização, quando Joaquim Francisco deixou a gestão em 1990 para se lançar ao Governo do Estado, e Gilberto Marques Paulo terminou o mandato - uma prática comum em todo o país.

No âmbito estadual, diversos vice-governadores já assumiram o executivo em Pernambuco desde a redemocratização. Gustavo Krause terminou o mandato do ex-governador Roberto Magalhães; Carlos Wilson Campos deu continuidade a gestão de Miguel Arraes em 1990; Mendonça Filho assumiu a cadeira de Jarbas Vasconcelos; e João Lyra Neto assumiu o poder após a morte de Eduardo Campos.

No pleito deste ano, as atenções estão voltadas para Victor Marques. A ampla vantagem de João Campos registrada nas pesquisas de intenção de voto indicam uma vitória em primeiro turno. No entanto, ainda se especula se o prefeito terminaria o possível segundo mandato, ou se deixaria o cargo para tentar o Governo do Estado em 2026 - uma movimentação que deixaria a Prefeitura do Recife nas mãos do iniciante Marques.
Tags: eleições | vice | prefeito | recife |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL