Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Eleições 2024: entenda como votar para prefeito e vereador na urna eletrônica

Tribunal Superior Eleitoral tem simulador gratuito para ensinar como digitar o número do seu candidato no dia da eleição


Os eleitores de todo o país escolhem seus representantes municipais no dia 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições deste ano. Para os eleitores iniciantes, ou que apenas não estão familiarizados com o processo eleitoral, é importante aprender o que fazer diante da urna eletrônica.

O Brasil passa por novas eleições a cada dois anos, alternando entre as municipais, e as federais. Neste ano, a eleição é municipal - ou seja, cada eleitor vota em um candidato a prefeito e um candidato a vereador de sua preferência.

Números

Cada candidato é representado por um número que deve ser digitado na urna eletrônica na hora de votar.

O número dos candidatos a prefeitos é composto por dois dígitos - o número do partido pelo qual se candidatou. Já os vereadores possuem um número de cinco dígitos, sendo os dois primeiros também iguais ao do partido.

E não é necessário decorar os números. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que o eleitor leve uma “cola” para a cabine de votação com os números que vai digitar na urna.

Ordem da votação

Na urna eletrônica, o eleitor deve primeiro votar no seu candidato a vereador, conforme indicado na tela do equipamento.

Após digitar os cinco dígitos do número, o eleitor deve observar se o nome e a foto do candidato aparecem corretamente na urna antes de apertar “confirma” no teclado.

Em seguida, é hora de votar no candidato a prefeito da sua cidade. O processo é semelhante. Após digitar os dois dígitos e observar se o nome e foto do candidato aparecem corretamente, basta confirmar o voto e ouvir o característico som da urna eletrônica.

Em caso de erro na hora de digitar um número, basta apertar na tecla vermelha “corrige”.

Simulador

Desde 2014, o TSE possui um simulador de votação, onde é possível aprender a digitar na urna eletrônica. No site, é possível escolher para qual eleição treinar - neste caso, municipal.

O simulador oferece diversas opções de “candidatos” genéricos, cada um com seu próprio número. Basta seguir as instruções na tela da urna virtual, ou por áudio. Acesse aqui.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco