ELEIÇÕES 2024

Eleições 2024: Gilson Machado propõe zerar tributo sobre estacionamento no Recife e restringir circulação de carros no Centro

O candidato participou da sabatina da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quarta-feira (4)

Publicado em: 04/09/2024 14:22

Gilson Machado (PL) participou da sabatina da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) (Rafael Vieira/DP Foto)
Gilson Machado (PL) participou da sabatina da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) (Rafael Vieira/DP Foto)
O candidato à Prefeitura do Recife Gilson Machado (PL) propôs, em sabatina na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quarta-feira (4), zerar a tributação sobre estacionamento na capital visando diminuir a aplicação de multas.

A ação acompanha outras duas promessas de Machado para combater o congestionamento na cidade: a criação de estacionamentos verticais públicos e a restrição da circulação de veículos particulares no Centro.

“Teremos estacionamento no Cais de Santa Rita para as pessoas deixarem seus carros e andarem de bicicleta ou ônibus. Quem quiser andar de carro no Centro terá que pagar caro, como acontece em Londres”, afirmou o candidato.

O foco das ações, segundo Machado, seria o Recife Antigo e outros “gargalos” da capital.

Outra proposta do ex-ministro do Turismo para ‘desafogar’ as vias públicas é a retomada do transporte público fluvial no Rio Capibaribe.

"Faremos a reativação do transporte fluvial no rio Capibaribe. Vamos licitar com a iniciativa privada, com performance bonding junto à seguradora, para garantir a entrega, incluindo a dragagem do canal", propôs.

Ainda, sua gestão facilitaria o transporte de embarcações privadas no rio com a construção de rampas de acesso náutico para os recifenses que possuem barcos ou jangadas. “Nos Estados Unidos, todo mundo tem um barco pequeno dentro de casa”, disse.

Iluminação Pública

Visando requalificar o Centro do Recife, Machado garantiu que, se eleito, enviará um Projeto de Lei (PL) à Câmara Municipal em seu primeiro dia de mandato para a retirada dos fios de energia pendurados e soltos nos postes da cidade.

"No dia 1º de janeiro, será enviado um PL à Câmara Municipal para que as companhias de telefonia e energia tirem os fios pendurados. E todos os novos serviços de fios tem que ser subterrâneos", disparou.

Ainda, o candidato quer, junto a Neoenergia, instalar geradores para evitar quedas de energia, novamente, com foco no Centro, área que sofre com instabilidade.

"A Neoenergia tem que ser responsabilizada pelas quedas de energia. Precisa ter um gerador no Centro. Ela vai ser obrigada por lei a manter o fluxo de energia na cidade", declarou
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL