Candidato à Prefeitura de Paulista, Júnior Matuto (PSB) tomou posse como deputado estadual nesta terça-feira (23), assumindo a vaga deixada pelo ex-deputado José Patriota (PSB), falecido no dia 17 de setembro.
A vacância do cargo foi comunicada pelo presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB) durante a sessão plenária desta terça-feira. O suplente foi convocado para a cerimônia de posse ao fim da sessão.
Matuto era o segundo nome na linha de sucessão ao cargo. À sua frente, estava o vereador candidato à reeleição Davi Muniz (PSD).
No entanto, o PSB enviou requerimento à Mesa Diretora da Alepe na última segunda-feira (23) reivindicando a posse da cadeira, já que Muniz espontaneamente deixou a legenda. O pleito foi corroborado por entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Procurada pela presidência, a Procuradoria Geral da Alepe ratificou o entendimento de que o mandato é de posse do partido, e não de políticos.
Ainda, a Procuradoria ressaltou que o próprio Muniz utilizou a desfiliação partidária do deputado Jarbas Filho (MDB) para tentar assumir sua cadeira no parlamento.
Resultado das eleições
Apesar de ter assumido a vaga deixada por Patriota, o futuro de Júnior Matuto na Alepe ainda é incerto, e vai depender do resultado das eleições para prefeito de Paulista.
Nas últimas pesquisas, o socialista tem aparecido em segundo lugar nas intenções de voto, e pode levar a disputa para o segundo turno.
Se for derrotado, deve ficar no Parlamento pelos próximos dois anos. Mas se for eleito, é esperado que Matuto renuncie ao cargo e assuma o executivo de Paulista.
Caso deixe a Assembleia, o próximo suplente é Cayo Albino (PSB), filho do prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino (PSB).
Leia a notícia no Diario de Pernambuco