Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Justiça proíbe propaganda de Daniel Coelho e Gilson Machado por fake news no guia eleitoral e inserções

Medida vale para o guia eleitoral e inserções de rádio e TV e para as redes sociais, com multa de R$ 5 mil por veiculação


 

A Justiça Eleitoral determinou, na noite desta quarta-feira (4), a suspensão das veiculações de propaganda eleitoral com fake news dos candidatos a prefeito do Recife, Daniel Coelho (PSD) e Gilson Machado (PL). A suspensão tem validade para o guia eleitoral e para as inserções em TV, rádio e redes sociais. Em caso de descumprimento, a multa estipulada é de R$ 5 mil por veiculação. 

No caso do candidato Gilson Machado (PL), a suspensão foi referente à veiculação de fake news sobre o modelo de parcerias adotado pela Prefeitura do Recife para a gestão de parte das redes de creches da cidade.

Na peça jurídica, a Frente Popular do Recife afirmou que o material publicitário de Gilson Machado tem conteúdo “difamatório, calunioso e completamente inverídico” ao afirmar que a gestão fez uso político da ampliação das vagas em creches. 

 

Na decisão, a justiça concluiu que “notícias descontextualizadas de blog político como meio de prova, assim como recorte de página de portal de internet, ao passo que os impetrantes [a Frente Popular do Recife] trazem acervo robusto em sentido diverso”, referindo-se a atestados de regularidade de vistoria do Corpo de Bombeiros em creches da cidade, que foram disponibilizados à Justiça junto ao mandado de segurança.

 

Em resposta à suspensão, o deputado estadual Coronel Feitosa (PL) afirmou que, até o julgamento do mérito, o processo será instruído pelo partido na forma que a justiça pedir e que existem provas que comprovam a notícia. A assessoria de imprensa do candidato Gilson Machado informou que o departamento jurídico de campanha "segue firme cobrando providências em relação à situação da gestão de parte das creches do Recife".


 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco