Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Quais as propostas para infraestrutura e mobilidade?

Recife é a cidade com o segundo pior trânsito do País, atrás apenas de São Paulo. O recifense perde, por ano, 116 horas em engarrafamentos

Recife tem o segundo pior trânsio do país

No quarto dia da série sobre as propostas dos candidatos e candidatas à Prefeitura do Recife, o Diario de Pernambuco aborda os desafios da Infraestrutura Urbana e da Mobilidade na capital pernambucana. As propostas abordadas nesta série foram extraídas dos planos de governo dos postulantes registrados no TRE-PE. O critério para a escolha dos participantes foi a representação de seus partidos no Congresso Nacional, respeitando a Lei 9.504/1997, conhecida como a Lei das Eleições.

O Recife tem o segundo pior trânsito do país, atrás apenas de São Paulo. Segundo o TomTom Traffic Index, o recifense leva 22min e 40seg para percorrer 10km, 20 segundos a menos que o paulistano. Anualmente, o recifense perde 116 horas no trânsito, considerando os horários de rush.

Menos da metade, exatos 38,1%, dos ônibus que circulam na capital são acessíveis, considerando a frota de aproximadamente 3.000 veículos. Os corredores do BRT (Norte-Sul e Leste-Oeste) somam 45,6 km de extensão. Apresentados como solução para a mobilidade da cidade, infelizmente nunca funcionaram em sua plenitude.

Daniel Coelho, candidato do do PSD à Prefeitura do Recife

Daniel Coelho (PSD)
Retomar a participação efetiva do Recife no consórcio metropolitano, responsável pelas ações diretas do transporte público, garantindo mais investimento da cidade para renovação da frota e monitoramento eficaz dos serviços.

Expandir a rede de ciclovias e ciclofaixas no município, incentivando o uso da bicicleta como meio de  transporte sustentável, e melhorar a infraestrutura de calçadas, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Investir na requalificação de áreas degradadas da cidade, melhorando a infraestrutura urbana, segurança e acessibilidade. Projetos de urbanização e paisagismo serão implementados para tornar essas áreas mais atrativas.

Reforçar a infraestrutura de iluminação pública da cidade através da instalação de mais postes de luz, com alta tecnologia, sobretudo nas áreas mais vulneráveis

Dani Portela, candidata da Federação Psol/Rede à Prefeitura do Recife

Dani Portela (Psol)
Renovar e expandir a frota de ônibus para garantir maior conforto e eficiência no transporte público, substituindo veículos desgastados e aumentando a quantidade disponível para reduzir a superlotação.

Realizar uma reforma abrangente nas estações de ônibus, incluindo melhorias na segurança com a presença de agentes, climatização, iluminação adequada e limpeza frequente.

Aprimorar e implementar o Plano Diretor Cicloviário, ampliando a infraestrutura cicloviária com ciclofaixas protegidas e interligadas para promover o uso seguro da bicicleta como meio de transporte.

Atualizar e executar o Plano de Mobilidade Urbana para melhorar a fluidez do trânsito, otimizar semáforos, criando e ampliando corredores exclusivos para ônibus, reduzindo o congestionamento e melhorando a eficiência do transporte.

Gilson Machado, candidato do PL à Prefeitua do Recife

Implantar o bilhete único válido por tempo, onde os usuários poderão, dentro de um período específico de tempo, trocar de veículo de transporte público quantas vezes precisar e onde precisar, reduzindo o tempo de deslocamento e as filas.

Promover a requalificação dos passeios públicos e calçadas, priorizando as áreas que estão em piores condições, com obras estruturadoras de qualidade e
duradouras, acessibilidade, iluminação e ações integradas de segurança.

Viabilizar a obra de navegabilidade do Rio Capibaribe, de forma a reduzir
significativamente o tempo de deslocamento no trânsito.

João Campos, candidatodo PSB à Prefeitura do Recife

João Campos (PSB)
Concluir e colocar para funcionar a Ponte Júlia Santiago, que liga os bairros de Areias e Imbiribeira, proporcionando uma nova conexão entre as Avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes.

Promover novas conexões viárias, seja de automóveis, pedestres, ciclistas
ou do transporte público; e seguir cobrando melhores condições para o transporte coletivo de passageiros ao Grande Recife Consórcio de Transportes.

Avançar com novas Academias Recife e outros equipamentos esportivos de excelência na cidade, a exemplo do que já vem ocorrendo sempre que novos espaços de lazer são abertos ou recuperados na cidade.

Tecio Teles, Candidato do Novo à Prefeitura do Recife

Tecio Teles
Viabilizar uma operação que atenda a população 24 horas por dia e 7 dias
por semana, implementando um sistema avançado de monitoramento e
gerenciamento do trânsito em tempo real.

Introduzir o VLT no Recife para oferecer uma opção de transporte público moderna e eficiente nas vias: Via Local Agamenon Magalhães, Conde da Boa Vista, Guararapes, Cais do Apolo, Cruz Cabugá e Avenida Norte.

Realizar auditorias rigorosas para identificar as causas das paralisações e tomar medidas corretivas imediatas, revisando e renegociando contratos para assegurar que as obras sejam concluídas.

Investir na melhoria das vias urbanas e na manutenção, estabelecendo um programa de manutenção preventiva para a infraestrutura existente.

Implantar o Plano de Chuvas do Recife, adotando o conceito de Cidade Esponja, que visa transformar áreas urbanas em espaços capazes de absorver e reter grandes volumes de água da chuva.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco