Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Exatta: Véia de Aprígio lidera em Surubim com 48,3%

Na segunda posição, Chaparral é também o candidato com maior rejeição

Urna eletrônica garante transparência

Apoiada pela prefeita Ana Célia (PSB), a candidata Véia de Aprígio (PSB) lidera a disputa pela Prefeitura de Surubim com 48,3% das intenções de voto. É o que aponta o levantamento do Instituto Exatta Estratégia e Pesquisa, em parceria com o Diario de Pernambuco.

A porcentagem considera os votos válidos da simulação estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos. Na segunda posição, Chaparral (União Brasil) soma 35,3%, à frente do Dr. Flávio (Solidariedade), com 15%; e Denivaldo Pereira (PL), com 1,4%.

No cenário estimulado considerando abstenções, Véia de Aprígio registra 42,4%, contra 31% de Chaparral; 13% do Dr. Flávio; e 1,20% de Pereira . Brancos e nulos somam 2,2%, e 10% não sabem ou não responderam.

A pesquisa, contratada pelo Diário de Pernambuco, foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro de 2024, quando foram entrevistados 500 eleitores, o que assegura uma margem de erro de 4,4% para mais ou para menos, com um nível de confiança estimado em 95%, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE 01546/2024.

A soma dos percentuais poderá ultrapassar 100%, em virtude do arredondamento ocorrido no processamento eletrônico do SPSS – Statistical Package for Social Sciences ou Múltiplas Respostas para a Pergunta.

Espontânea

No cenário espontâneo, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Véia foi citada por 38,4% dos entrevistados. Chaparral aparece com 29,6%; Dr. Flávio, com 9,8%; e Pereira, com 0,8%.

A atual prefeita Ana Célia, que não participa do pleito, foi lembrada por 1,6%. 2% dos entrevistados declararam voto nulo ou branco, e 17,8% não sabem ou não responderam.

Rejeição

Chaparral é o nome mais rejeitado pelos entrevistados, com 41,2%. Véia de Aprígio aparece logo atrás, com 28,2%. Denivaldo Pereira soma 24,6%, e Dr. Flávio, 22,6%. 7,4% dos entrevistados não rejeitam nenhum candidato. 5,6% não sabem ou não responderam.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco