Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Mais da metade da população do Recife não lembra em quem votou para vereador na última eleição, diz pesquisa

A pesquisa foi realizada pela Fafire Inteligência de Mercado e divulgada nesta terça-feira (1º)


Mais da metade da população recifense não se lembra em quem votou para vereador na eleição passada. É o que revela uma pesquisa realizada pela Fafire Inteligência de Mercado e divulgada nesta terça-feira (1º).

Segundo o levantamento, 55,03% dos eleitores da capital pernambucana esqueceram em quem votaram para a Câmara Municipal. Do total, 44,97% afirmaram que lembravam do voto para o legislativo na eleição passada.

Analisando a faixa etária, a pesquisa apontou que a maior parte dos entrevistados que não se recorda do voto para o legislativo é formada por jovens entre 18 e 24 anos, totalizando 67,63%. Outros 32,37% afirmaram lembrar.
  
A pesquisa de campo foi realizada entre os dias 4 e 19 de setembro por integrantes da Projetos Júnior e consultores, entrevistando 776 recifenses de diferentes gêneros, faixas etárias e regiões da capital pernambucana, sob a orientação do pesquisador e coordenador da Fafire Inteligência de Mercado, João Paulo Nogueira. A margem de erro do levantamento é de 3,5% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%

Funções

O levantamento também revelou que 35,57% dos recifenses não conhecem as funções dos vereadores, enquanto 64,43% dos entrevistados responderam que conheciam. 

Quando a mesma pergunta é feita em relação ao conhecimento sobre as atribuições do poder executivo, o valor aumenta. Somam 81,57% os que responderam que conheciam o papel do prefeito, enquanto 18,43% afirmaram não conhecer.

Escolha do vereador

Com relação aos fatores que seriam mais determinantes na escolha do candidato a vereador, a pesquisa mostrou um equilíbrio entre duas razões dentro da margem de erro. 29,53% dos eleitores afirmam que o “Histórico e Integridade do Candidato” é a maior razão para escolherem um candidato e 28,48% apontam as “Propostas para seu mandato” como a justificativa para a determinação do seu voto. 

Sobre as propostas, os candidatos elegeram a “Educação” como prioridade, com 35,95%, seguido pela “Saúde” com 28,35% e “Segurança Pública” com 12,50%.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco