Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Prefeito Fuad Noman vira contra Bruno Engler e vence em Belo Horizonte

Com perfil conservador e integrante do centrão, atual prefeito de BH recebeu apoio do PT no segundo turno e venceu candidato bolsonarista

Fuad assumiu a prefeitura da capital mineira em 2022 e foi reeleito

 
Em disputa acirrada, o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), venceu o bolsonarista Bruno Engler (PL) no segundo turno, realizado neste domingo (27), na capital de Minas Gerais.

Integrante do chamado “centrão”, Fuad havia largado atrás no primeiro turno e conseguiu reverter o resultado. No segundo turno, ele apostou em uma retórica "contra o extremismo" do seu adversário.

O atual prefeito recebeu mais de 640 mil votos, cerca de 53%, e foi declarado eleito com 96% das urnas apuradas. Já o deputado estadual Bruno Engler foi escolhido por 550 mil eleitores – o equivalente a pouco mais de 46%.

Com perfil conservador, Fuad está à frente de Belo Horizonte desde março de 2022, quando o então prefeito Alexandre Kalil (PSD) renunciou ao cargo para disputar o governo de Minas Gerais. Ele acabou derrotado por Romeu Zema (Novo).

A vitória apertada era indicada nas últimas pesquisas em Belo Horizonte. Os levantamentos, no entanto, apontavam um crescimento das intenções de voto em Engler, na reta final, que não se confirmou no resultado das urnas.

No segundo turno, Fuad recebeu apoio do PT, cujo candidato próprio ficou apenas na sexta colocação em Belo Horizonte. Ele foi votar acompanhado do vice, Álvaro Damião (UB), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), que faz parte do governo Lula.

Já Engler votou ao lado da candidata a vice, coronel Cláudia Romualdo, que também é do PL.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco