Eleições 2024

Prisões, derrame de santinhos e foto de voto: veja casos registrados pelas Promotorias de Justiça Eleitorais

Na avaliação do Ministério Público Eleitoral em Pernambuco, "fim de semana apresentou baixo número de intercorrências"

Publicado em: 27/10/2024 17:22 | Atualizado em: 27/10/2024 17:26

Derrame de santinhos é um problema em eleições  (Foto: Arquivo)
Derrame de santinhos é um problema em eleições (Foto: Arquivo)
As Promotorias de Justiça Eleitorais de Paulista e de Olinda concluíram, neste domingo (27), o trabalho de fiscalização do segundo turno das Eleições Municipais 2024. 
 
Na avaliação dos Promotores de Justiça Eleitorais, o fim de semana apresentou baixo número de intercorrências.

Atuaram no segundo turno os Promotores Eleitorais Mário Gomes (010ª Zona Eleitoral - Olinda), Wesley Odeon dos Santos (100ª Zona Eleitoral - Olinda), Felipe Akel de Araújo (117ª Zona Eleitoral - Olinda), Bianca Cunha (012ª Zona Eleitoral - Paulista), João Paulo Barbosa (114ª Zona Eleitoral - Paulista) e Liana Menezes (146ª Zona Eleitoral - Paulista).
 
O que houve
 
No sábado, por exemplo, o Promotor da 114ª Zona Eleitoral (Paulista) realizou, em conjunto com o Juiz da propaganda eleitoral, inspeções em locais de votação. 
 
A Comissão de Propaganda do TRE identificou materiais de propaganda irregulares, que foram apreendidos.

Na mesma Zona Eleitoral, no domingo, houve o registro de uma prisão em flagrante pelo crime de transporte de eleitores, com o responsável sendo conduzido para a Ddelegacia para aguardar a realização de audiência de custódia; e quatro casos de boca de urna, que resultaram na lavratura de termos circunstanciados de ocorrência.

Em Olinda, foram registradas três ocorrências que motivaram prisões em flagrante. 
 
Na primeira delas, uma mulher que fotografou seu voto foi detida por tentar quebra de sigilo do voto; uma outra mulher foi presa por praticar boca de urna; e quatro homens foram localizados com folhetos partidários dentro de um veículo. 
 
Todos os detidos em flagrante foram conduzidos pela Polícia Militar à Delegacia de Plantão do Varadouro. Os casos foram acompanhados pelo Promotor da 10ª Zona Eleitoral.

O Promotor da 10ª Zona Eleitoral ainda participou, na Faculdade Facottur, do procedimento de verificação de integridade da votação. 
Essa iniciativa é organizada pelo TRE com a participação de entidades de fiscalização a fim de atestar a integridade da votação eleitoral por biometria. E na 100ª Zona Eleitoral, por sua vez, o MP Eleitoral fiscalizou o teste de autenticidade da urna na Escola Monsenhor Fabrício, no bairro de Peixinhos.

Já na 117ª Zona Eleitoral, também em Olinda, o Ministério Público identificou o derramamento de santinhos dos dois candidatos na entrada de pontos de votação, em descumprimento a recomendação expedida.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL