Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Blog Dantas Barreto completa um ano de jornalismo político ético e ágil
Aniversário também marca o retorno de Ricardo Dantas Barreto ao Diario de Pernambuco, onde iniciou sua carreira
Com 34 anos de experiência no jornalismo, Dantas Barreto começou sua trajetória na redação do Diario de Pernambuco, já na cobertura dos bastidores da política local. A área se tornou uma paixão de Ricardo, e o acompanhou durante toda sua carreira.
Para o jornalista, foi justamente sua bagagem que o destacou em meio ao dinamismo da informação. "Estou há 34 anos no jornalismo. Passei quase 15 anos como editor, com experiência em trabalhar uma fala ou frase para passar com precisão o fato que ocorreu, procurando fazer um trabalho correto e ético", pontuou.
"A notícia é muito dinâmica. Antigamente, fazíamos uma matéria hoje, e os leitores só iriam saber no dia seguinte. Agora não, temos a notícia na palma da mão instantaneamente", complementou.
Segundo o diretor de redação do Diario de Pernambuco, Augusto Maia Leite, a empolgação do jornalista com o retorno à reportagem era visível desde as primeiras conversas informais sobre o assunto.
“Ricardo é um dos maiores nomes do jornalismo político de Pernambuco. As conversas que tivemos há um ano para trazê-lo de volta ao mundo da redação o deixavam com brilho nos olhos, porque é isso que ele gosta e sabe fazer: bom jornalismo”, afirmou.
“Que o blog tenha longevidade e continue informando a população em primeira mão”, celebrou o diretor.
Além do Blog Dantas Barreto, Ricardo também assina a tradicional coluna Diario Político, publicada diariamente na edição impressa do Diario de Pernambuco.
[VIDEO1]
Trajetória
Natural de Sergipe, Dantas Barreto se formou como pessoa e profissional em Pernambuco. E sua primeira casa enquanto jornalista graduado foi a redação do Diario de Pernambuco, onde cobriu a política local entre os anos de 1992 e 1995.
No Diario, também fez seu nome no jornalismo esportivo, área que trabalhou por quase cinco anos antes de ser contratado como sub-editor do caderno de política da Folha de Pernambuco, que acabava de surgir no Recife.
De 2017 a 2023, coordenou a comunicação da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
Pelo seu trabalho como jornalista, foi agraciado com um Título de Cidadão Pernambucano pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
"Cheguei em Pernambuco com 12 anos de idade, minha formação como adolescente, adulto e profissional foi aqui. E como jornalista, tive esse trabalho reconhecido. Para qualquer pessoa receber um título em virtude do trabalho que realiza, é uma satisfação enorme", declarou.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco