OUTUBRO ROSA

É hora de retomar cuidados com a saúde das mamas

Publicado em: 30/09/2021 09:12 | Atualizado em: 30/09/2021 11:22

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
É tempo de voltar a se cuidar. Depois de um período de maior isolamento social devido à pandemia da Covid-19, agora, com vacinação mais ampla da população, o momento é de retomada dos cuidados com a saúde das mamas, atualizando os exames de rastreamento e check-ups periódicos, respeitando os protocolos de segurança. Neste Outubro Rosa, a principal mensagem de especialistas é de que não é mais possível atrasar o autocuidado. Afinal, o atraso no diagnóstico do câncer de mama é considerado o maior empecilho para a eficácia do tratamento e o alcance da cura.

Um levantamento realizado pela Fundação do Câncer, com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS), apontou uma queda de 84% no número de mamografias feitas no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus, em comparação ao mesmo período no ano anterior. A ONG Oncoguia estima que a pandemia pode ter deixado 4 mil casos sem diagnóstico no país, considerando que cerca de um milhão de mulheres deixaram de fazer exames preventivos. Ao mesmo tempo, no Brasil, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que cerca de 66 mil novos casos da doença deveriam ser registrados em 2021.

“A mensagem que queremos deixar, neste Outubro Rosa, é de que é tempo de viver. Precisamos retomar os cuidados com a saúde e, cada vez mais, valorizar o autocuidado, o amor-próprio, a vida, o hoje”, ressalta a radiologista e diretora médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, Mirela Ávila. Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. É celebrado anualmente, com o objetivo de reforçar o combate ao câncer de mama, compartilhando informações e promovendo a conscientização sobre a doença; proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

Campanha
Durante o mês de outubro, o Lucilo Ávila realiza a campanha “É tempo de viver”, enfatizando que é tempo de se cuidar e voltar a realizar exames de rastreamento, além de cuidar dos outros, compartilhando informações sobre a importância das ações preventivas e buscando ampliar o acesso ao diagnóstico para todas as mulheres. Como parte da campanha, o centro diagnóstico vai doar 50 exames (30 mamografias e 20 ultrassonografias mamárias) para o Instituto Cristina Tavares, ONG pernambucana que apoia pacientes com câncer, em parceria pela ação social “Preventivo Móvel”, que levará exames de prevenção (ginecológico e das mamas) para mulheres de comunidades carentes. 

O Lucilo Ávila doará ainda 30 mamografias às ações sociais da Casa Rosa, ONG que oferece assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade social do interior de Pernambuco e que precisam realizar tratamento de radioterapia e quimioterapia contra o câncer de mama nos hospitais públicos do Recife. Também será feita doação de mamografias gratuitas às mulheres das famílias assistidas pelo Instituto JCMP, no Pina. Além de contribuições ao Calendário das Guerreiras, para ajudar na compra de um mamógrafo para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e ao evento Almoço Rosa, que tem por finalidade arrecadar verba para realizar melhorias nos setores de mastologia e oncologia do HUOC.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.